A vice-presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Maria Luisa Lasarim, participou na tarde desta terça-feira, dia 22, no auditório do Senai (Concórdia), da palestra com o especialista em educação, Mozart Neves Ramos, consultor do Movimento A Indústria Pela Educação e diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. O evento contou com a presença do presidente da FIESC, Glauco José Côrte. O sistema educacional tem o desafio de preparar as crianças para que, na idade adulta, atuem em ocupações profissionais que ainda não foram criadas. Esse é, na opinião do presidente da FIESC, um dos principais desafios dos gestores do setor, incluindo os diretores de escola. Segundo o último fórum de Davos, 30% dos empregos atuais não existiam há 10 anos e 65% das crianças de hoje vão executar funções profissionais que ainda não existem, afirmou Côrte.
.
Segundo o palestrante, Mozart Neves Ramos, as profissões são, atualmente, muito dinâmicas. Elas dialogam muito mais com a descontinuidade das tecnologias e exigem dinamicidade do conhecimento. Para ele, a escola tem papel importante neste cenário. É estrategicamente competitivo quem é capaz de antecipar cenários futuros. E não existe indústria, não existe comércio, não existe ambiente institucional competitivo se não for capaz de pensar e fazer este exercício de prospecção, afirmou.
Para Álvaro Luís de Mendonça, vice-presidente da FIESC para o Alto Uruguai, este é um trabalho muito importante para valorizar o aluno da escola pública, que tem certa dificuldade de se adaptar às exigências do mercado de trabalho. Ganham com isso a indústria e, principalmente, o aluno, disse.
Márcio Dala Lana, vice-presidente da FIESC para o Centro Oeste, destacou a grande participação de secretários municipais de educação nos eventos. Ele acredita que a melhoria dos índices educacionais deve contribuir para o aprimoramento do nível da gestão, em um círculo virtuoso.
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários