Superintendente do DNIT apresenta status de obras de SC em reunião da Facisc

Superintendente do DNIT apresenta status de obras de SC em reunião da Facisc

ACIC Concórdia


Notícia
Por Paulo Gonçalves
em 22/07/2022

A Reunião da Diretoria da Facisc e presidentes de associações empresariais reuniu mais de 100 pessoas na tarde desta quinta-feira, 21/7. O evento contou com a participação do superintendente do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade, que disse que SC tem 1,6 mil km de estradas administradas pelo DNIT. O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, disse que a infraestrutura é o carro-chefe do Voz Única. “Sabemos que a infraestrutura é um gargalo para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, ressaltou. O presidente anunciou que na próxima quarta-feira, 27/7, vai acontecer o lançamento da cartilha do Voz Única com mais de 700 pleitos de Santa Catarina. O presidente da ACIC, Cláudio Redin, participou do encontro.


Andrade destacou que SC é a uma das maiores malhas do país em termos de construção. “Temos grandes obras no Estado como a BR-470, BR-280, que são as duas maiores obras de duplicação no estado e andam mais ou menos no mesmo ritmo com a previsão e entregas de alguns trechos até o final do ano”. Outra obra de grande porte é a BR-285 onde estão sendo realizadas as contenções. A BR-163 tem uma condição ruim e precisa de atenção. No mês passado foi pedido o Estudo de Viabilidade Técnica (EVTEA) da ponte sobre o Rio Uruguai entre Barra do Guarita e Itapiranga”. O superintendente disse que tem que mudar a forma de gerir as obras de SC. “Fazer uma gestão mais ativa das obras de SC”.


Manutenção


O superintendente disse que a BR-282 já está com operação tapa-buraco para poder ter condições de tráfego. Ele destacou que alguns trechos catarinenses estão descobertos de manutenção, mas que o DNIT vem atuando para corrigir estes problemas. “O DNIT vem buscando regularmente”. Outro ponto destacado por Andrade foi relação à prioridade do DNIT. “Hoje nossa prioridade é apagar incêndio. Trabalhar com os pontos que mais precisam”. A manutenção Cada 1 real que deixamos de investir no momento certo, gastamos 5 para recuperar”.


Teto Simples do MEI


Um esforço grande está sendo realizado pela Facisc para que o Teto do Simples e do MEI seja aprovado ainda este ano, de preferência até setembro. O Projeto de Lei Complementar (PLP), foi votado e aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, 108/21 e visa alterar o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, ajustando os limites de faturamento para MEI. O assessor jurídico da Facisc, Murilo Gouvêa dos Reis, explicou as ações que estão em andamento.


Visibilidade


A diretora de Marketing da Facisc, Irene Sá, apresentou os resultados de Marketing e Comunicação da Federação. Foi a primeira reunião como diretora da pasta e ela destacou as ações realizadas e resultados alcançados. “Nós sabemos que todos fazemos um ótimo trabalho, precisamos também divulgar tudo que fazemos para que as pessoas conheçam o que estamos fazendo”.


Soluções


A área de Soluções é um setor bem dinâmico que vem inovando na divulgação, profissionalização e ampliação da carteira de serviços oferecidos às associações empresariais. Ciro Cerutti, diretor da pasta, detalhou sobre o evento do Dia das Soluções realizado em julho, e outras ações realizadas pela área.


Case


A Associação Empresarial de Içara (ACII) apresentou o projeto do evento SEI 2022 – Seminário de Empreendedorismo e Inovação. A presidente da entidade, Tatiana Pavei da Silva, e o vice-Presidente de Relações Internas e Institucionais, Lucas Lemos Serafim, apresentaram o evento e destacaram que a ACII assumiu para si o incentivo à inovação no município. “A ideia é que o SEI não fosse apenas um evento, mas que deixasse um legado, e o maior legado foram as conexões criadas no próprio evento”, destacou Tatiana.


Governador Carlos Moisés


O integrante do Conselho Superior, Alaor Tissot, participou de reunião com o governador Carlos Moisés e o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) ontem, quarta-feira, 20/7. Ele explicou que foram discutidos uma série de assuntos ligados ao desenvolvimento do estado e à construção de um ambiente favorável aos negócios e à geração de empregos. Os investimentos em infraestrutura de transportes, especialmente rodovias e ferrovias, são uma das principais preocupações dos empresários, pois afetam diretamente a competitividade das empresas e a segurança dos motoristas.

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter