Reunião sobre BR-282 aponta prioridade no trecho entre Ponte Serrada e Irani

Reunião sobre BR-282 aponta prioridade no trecho entre Ponte Serrada e Irani

ACIC Concórdia


Notícia
Por Paulo Gonçalves
em 15/07/2022

O vice-presidente Regional do Oeste, Milvo Zancanaro, ressaltou na reunião que as condições da BR-282 são responsáveis por provocar acidentes. “As atuais condições da BR-282 provocam acidentes diários com perda de dezenas de vidas e, ainda, astronômicos prejuízos econômicos para empresas e para o país”, destacou. Conforme informações divulgadas na reunião, as condições das estradas já chegam a contabilizar aumento de custos de frete na faixa de 40%.


Cláudio Redin, presidente da ACIC de Concórdia (Associação Empresarial de Concórdia), destacou a importância de olhar com atenção para o Trevo de Irani. “Como uma região tão produtora não podemos ter as estradas como estão”, destacou.


Reunião de março


Em março já haviam sido realizadas reuniões para tratar da revitalização e duplicação da BR-282 no trecho entre São Miguel do Oeste a Irani. Além disso, já estava em debate a construção de elevados nos entroncamentos com as BR-153, em Irani, e na BR-158 em Maravilha e Cunha Porã.


As obras em pauta devem incluir as marginais no trecho de Cordilheira Alta a Xanxerê e em Pinhalzinho até a área industrial. Deve ser incluido um novo trevo de acesso, além de um viaduto sobre a pista em Xaxim para acesso ao distrito industrial, e a iluminação nos perímetros urbanos, especialmente em Xanxerê.


Projeto de Duplicação


O superintendente Alysson Rodrigo de Andrade disse que não existe ação de duplicação da BR-282 no DNIT. “O que existe é um EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) que indica a duplicação de toda a BR-282”, explicou. Para Alysson, o mais viável é fazer melhorias em pontos críticos como foi feito em Xanxerê. “Sugiro começar com trechos menores para que isso aconteça”.


Sérgio Rodrigues Alves, presidente da Facisc, explicou que todas as pautas do Oeste fazem parte do Voz Única. “A possibilidade da conversa sempre é importante, e eu questiono para saber o que existe de previsão de obras para o nosso estado. Não adianta nos insurgimos e isso não ser prioridade para o DNIT”.


A presidente da Acix de Xanxerê (Associação Empresarial de Xanxerê) e diretora de Marketing da Facisc, Irene explicou que todas as associações do Oeste, Noroeste e Extremo-Oeste estão unidas e em busca das urgentes melhorias. “A Moção é um exemplo desta união. Precisamos de soluções urgentes”.


Voz Única


O Projeto Voz Única busca unificar as demandas da classe empresarial em torno das questões e bandeiras em prol do desenvolvimento econômico de Santa Catarina.


O objetivo do projeto é levantar as reais necessidades e os entraves ao desenvolvimento econômico do Estado sob a ótica empresarial, para subsidiar os planos de ação de nossos governantes.


As informações levantadas são publicadas em uma cartilha que é apresentada e discutida com os políticos municipais, estaduais e federais. A ferramenta reforça e amplia o posicionamento e as bandeiras defendidas pela FACISC.

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter