Tratar a temática da Responsabilidade Social, falar sobre as boas práticas, sobre a publicação e divulgação do balanço socioambiental é o objetivo dos workshops realizados pela Comissão Mista de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa, em várias cidades de Santa Catarina.
O próximo workshop acontece em Chapecó, no dia 18 de agosto. Até agora, já foram realizados três eventos: em São Miguel do Oeste, em Joinville e em Lages.
De acordo com Adelita Adiers, presidente da Comissão Mista, o grande objetivo e o grande desafio da comissão é mobilizar e instigar as instituições, por meio das boas práticas, para que outras também demonstrem as suas realizações no que tange à Responsabilidade Social. Nós sabemos que, todas, de alguma forma, realizam as suas ações, mas talvez não tornem público esse exemplo que pode mobilizar outras tantas a contribuir com o protagonismo do nosso estado, um estado inovador, empreendedor. É isso que nós queremos reconhecer e trazer outras também para que a gente conheça essas boas práticas.
Meio acadêmico As universidades também estão sendo convidadas para os workshops. "Além de estimular o debate sobre responsabilidade socioambiental no meio acadêmico, o objetivo é despertar o interesse de futuros administradores para esse segmento que tem carência de profissionais, esclareceu a presidente da Comissão Mista de Responsabilidade Social.
Até o momento, aproximadamente 50 empresas deram início ao processo de inscrição, aberto há um mês. As inscrições seguem até 6 de outubro. Depois, haverá um período de 20 dias para consulta pública sobre as empresas e entidades com inscrições habilitadas.
Parceiros
Além do Parlamento, participam da Comissão do ano de 2014 a Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Federação das Associações Empresariais de Santa (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Observatório Social de Florianópolis (OSF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).
Objetivos do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, tendo por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando à promoção do bem-estar da sociedade e à preservação ambiental.
As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo).
Mais informações podem ser obtidas no site da Assembleia Legislativa.http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários