Reforma Tributária, Empresário do Ano e Infraestrutura: Principais temas da reunião da ACIC

em 14/11/2023

Diversos temas que impactam no dia a dia da classe empresarial foram abordados em mais uma reunião mensal da Associação empresarial de Concórdia (ACIC). O encontro ocorreu no final da tarde de segunda-feira, dia 13, no auditório da entidade.

Um dos temas em pauta foi Reforma Tributária, que está em discussão no Senado e na Câmara Federal. Os diretores da entidade tiveram a oportunidade de aprofundar essa temática que impacta diretamente na classe empresarial.

Outro tema em debate foi a Assembleia Geral Ordinária (AGO) e eleição da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). O empresário do Extremo Oeste, da cidade de Palmitos, foi eleito junto com outros 32 empresários, para a nova diretoria da Federação.

O presidente da ACIC, Cláudio Redin, comentou sobre a Plenária Regional da FACISC, que ocorreu em Xaxim. Na oportunidade o empresário Milvo Zancanaro realizou a sua última reunião como Vice-Presidente da Regional Oeste (o cargo será exercido por Vilson Piccoli, de Xanxerê).

Redin teceu algumas considerações sobre a palestra desenvolvida pela AECOM, que tratou sobre o tema "Adequação e Acessibilidade em Edificações Existentes". A ACIC vem acompanhando passo a passo essas discussões que trazem consequências para os empresariados locais.

Empresário do Ano

O assunto também esteve em pauta na reunião mensal. Iniciou dia 08 de novembro e se estende até o dia 06 de dezembro, a primeira etapa da votação para a escolha do Empresário do Ano 2023 - Troféu Jacob Biezus - (através de login e código de acesso). Os Associados poderão indicar, por meio de votação, o (a) empresário(a) de sua preferência. No dia 08 de dezembro, ocorre a etapa final da votação, onde serão apresentados (as) os (as) 5 (cinco) empresários (as) mais votados(as) na primeira etapa, para escolha do Empresário do Ano 2023. A empresa responsável pela votação é a Option Maker, de São Paulo.

O Prêmio "Empresário do Ano - Troféu Jacob Biezus" acontecerá dia 08 de dezembro na IACC Garden. A cada edição, a entidade introduz inovações, consolidando cada vez mais o evento como o mais significativo e marcante para a classe empresarial. A novidade para 2023 é a lista quíntupla, ou seja, em solenidade festiva, os associados que participarem da cerimônia de premiação terão cinco nomes para votar.

Infraestrutura

A temática, como já é de praxe, foi debatida na reunião mensal da ACIC. Os diretores da entidade trataram sobre dois temas prioritários: a continuidade da revitalização da SC-283, ligando Concórdia a Chapecó e a continuidade da duplicação da Rua Tancredo Neves, ligando o Centro de Concórdia à BR-153.

Geração Empreendedora

A formatura de mais uma turma do Programa Geração Empreendedora também foi debatida na reunião mensal. A atividade, coordenada pela FACISC, foi mais uma vez desenvolvida em Concórdia através da ACIC, sob a coordenação do Núcleo da Mulher Empresária e Núcleo Jovem Empreendedor. O objetivo é levar conceitos de empreendedorismo aos jovens do Ensino Médio.

Outros assuntos

A gestora executiva da ACIC, Maria de Lourdes Dal Piaz, fez um apanhado sobre algumas ações e parcerias da ACIC, como: o Programa Futuro Brilhante (parceria com a SuperGeeks); Encontro da FACISC, que será realizado dias 22 e 23 de novembro na Arena Opus, São José/SC, com posse da Diretoria FACISC, Empreender Go, Empreender Mulher Catarinense e Posse dos Conselhos e Prêmio FACISC Inova+; Treinamento Gratuito: Lucro Real para Empreendedores, dia 22/11 (quarta-feira), às 19h15, no auditório da ACIC. Realização: Corpel Contabilidade, com apoio da ACIC. Por fim, Maria de Lourdes Dal Piaz comentou sobre o ação Pizza Solidária Degustare Pizzaria, coordenada pelo Núcleo da Mulher Empresária.