Projeto de Eficiência Energética: Estudos em andamento

em 14/04/2015
A Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) está monitorando as tratativas sobre a introdução do Programa de Eficiência Energética em Concórdia. O governador Raimundo Colombo já sinalizou a favor e o projeto começa a sair do papel. A intenção é melhorar o sistema de abastecimento de água em Concórdia, numa parceria entre Casan e Celesc. As informações foram confirmadas pelo presidente estadual da Celesc, Cleverson Siewert.

O programa passa agora pela etapa de elaboração de projetos entre os dois órgãos. Segundo o presidente, a Casan deve contratar uma empresa para dar continuidade e fazer os ajustes finais. Depois disso, por meio de chamada pública, a Celesc vai analisar os projetos recebidos, e um deles deverá ser contratado no segundo semestre, quando poderá ter início.

Estudos preliminares apontam que o programa de eficiência para Concórdia deva girar em torno dos R$ 15 milhões em investimentos. Os projetos visam apontar o valor com mais exatidão para que então a Celesc possa dar o aval do programa. O presidente ainda falou das obras da Subestação II e da Linha de Transmissão, que ocorrem em Concórdia.

De acordo com Siewert, as duas obras transcorrem dentro do cronograma. A Subestação já está com quase 60% dela pronta, enquanto a Linha de Transmissão, que começou a ser construída neste ano, já chega a 15%. A ideia da Celesc é inaugurar as duas obras em período próximo, ainda no início do próximo semestre.

A classe empresarial está de olho nesse projeto que, se efetivamente sair do papel, representará um verdadeiro salto de qualidade para Concórdia.