Presidente da ACIC participa de reunião online sobre tramitação no Senado da Reforma Tributária

Presidente da ACIC participa de reunião online sobre tramitação no Senado da Reforma Tributária

ACIC Concórdia


Notícia
Por Paulo Gonçalves
em 28/07/2023

 Às vésperas de iniciar as discussões sobre a Reforma Tributária no Senado Federal, a Facisc realizou nesta quinta-feira, 27/7, reunião da Diretoria da entidade e presidentes de associações empresariais de Santa Catarina. Segundo o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, este é o momento de uma agenda política importante para o Brasil. o presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Cláudio Redin , participou do encontro. O tema vai entrar em uma grande discussão no Senado, que é uma oportunidade que a sociedade está aguardando. “Somos a favor da Reforma Tributária, mas estamos preocupados com a descaracterização que a proposta pode ter”.

Anderson Cardoso, vice-presidente da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e coordenador do Comitê Jurídico, falou sobre o conteúdo atual da Reforma Tributária. “Não há dúvida que o Sistema atual precisa de uma Reforma. Cada um tem a sua Reforma. Nós temos que olhar o conteúdo do texto que foi aprovado”, explicou. Segundo Cardoso, cada parlamentar tem um entendimento sobre o texto da Reforma, mas o verdadeiro impacto será do texto que será aprovado.

Pontos importantes sobre o texto da Reforma foram destacados por Cardoso: a tributação sobre consumo, a tributação sobre patrimônio e tributação sobre renda. A principal mudança é sobre a tributação sobre o consumo no Brasil. “Diferente de outros países aqui no Brasil tributamos cerca de 40% sobre o consumo. Isso incentiva a desigualdade”. Ele exemplificou que o valor que cada pessoa paga de impostos sobre um quilo de feijão, por exemplo, independente da renda de quem compra.

O ex-presidente da Facisc e presidente do Conselho Superior da Facisc, Jonny Zulauf, ressaltou que a Reforma Tributária é esperada há mais de 40 anos. “A discussão é importante para começarmos essa mudança tão necessária”.



0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter