O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Sérgio Domingos Radin, participou da reunião mensal da diretoria da FACISC. Liderado pelo presidente Sérgio Rodrigues Alves, o encontro contou com cerca de 145 representantes de Associações, e teve a presença da relatora da Comissão de combate ao Covid, a deputada Carmem Zanotto, que apresentou números e informações sobre o trabalho que tem sido realizado pelo governo para a aquisição de vacinas. “Já temos 758 848 doses disponibilizadas para SC e a expectativa é que tenhamos 3,8 milhões de doses até o final do mês de março. Também solicitamos esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre o fato de SC ter recebido menos doses do que o Paraná e o Rio Grande do Sul, e será feita a complementação”, declarou a deputada.
O presidente Sérgio reforçou para a parlamentar a preocupação com a velocidade da vacinação e afirmou a esperança de que o cenário mude rapidamente. Também lembrou a participação da Facisc no consórcio para a compra de vacinas em parceria com os municípios, porém ainda dependendo da disponibilidade das mesmas.
A reunião também contou com a presença do deputado federal Ricardo Barros, que falou sobre as perspectivas e reflexos da economia frente as reformas em andamento e as privatizações. O deputado afirmou ter esperança de que o ano de 2021 será melhor. “O ano ainda é uma incógnita pela situação que nos encontramos, mas estamos trabalhando para ter o auxílio emergencial, temos o Pronampe, e estamos direcionando todos os esforços para que a economia acompanhe o mercado. A expectativa é que o segundo semestre seja de recuperação da normalidade se não surgirem novos fatos na crise de saúde”, declarou o deputado.
Questionado sobre as reformas previstas, o deputado destacou a reforma administrativa. “Com esta reforma teremos uma país mais leve, mais eficiente no serviço público e mais dinheiro para investimentos”
A reunião contou também com a participação do representante do Observatório Social, Alexsandro Schu, que falou sobre a atuação do órgão que tem por objetivo contribuir para a melhoria da gestão pública. “Hoje somos mais de 600 voluntários em 31 municípios catarinenses. Somente no estado, os OSBs ajudaram a economizar mais de 200 milhões em recursos públicos nos últimos anos e isso só é possível com o apoio e a parceria com as empresas e entidades como as associações”, destacou.
Assuntos técnicos da Federação
No encontro foram apresentadas as plataformas de ação, uma das etapas do planejamento estratégico da Facisc, que atuarão de forma colaborativa na transformação das ideias em iniciativas, projetos e programas que atenderão aos objetivos estratégicos da Federação. Integrantes das plataformas, os diretores Janelise Royer, Antônio Carlos Guimarães Neto, Magda Bez e André Odebrecht relataram suas visões sobre o início do trabalho das plataformas.
Cases de sucesso das ACiS
No momento voltado para as Associações. a presidente da Associação Empresarial de Içara, Adriana Oliveira, compartilhou com os demais representantes o projeto Feirão de empregos que teve o propósito de conectar pessoas e empresas, preparando tanto os candidatos quanto os profissionais de recrutamento.
Presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, Héderson Cassimiro, apresentou o Prêmio de Inovação que começou em 2019 e em 2021 tornou-se um prêmio regional, ampliando o fomento a inovação para toda a região. “Esta iniciativa veio para valorizar quem faz inovação e estimular as empresas inovarem. Pois a inovação é fazer o simples de forma eficiente”, declarou.
Presidente da Associação Empresarial de Mafra, Valquíria Teixeira Rubbo, relatou a experiência da entidade com o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE). “O programa atende as necessidades da Associação e do público, desafiando os profissionais a formularem estratégias de gestão e os instigando a colocarem em prática tudo o que é planejado. Já formamos mais de 250 profissionais e estamos na 6ª turma da capacitação”, relatou
A Associação Empresarial de Urubici também foi destaque no encontro com o tema Poder Público e Associação Empresarial juntos com foco no turismo. O presidente Henrique Martins apresentou as ações realizadas junto ao poder público, como por exemplo, a participação no Conselho Municipal de Turismo e a criação do Núcleo de Pousadas para o fortalecimento não só do turismo, mas de toda a cadeia envolvida.
O último case apresentado na reunião foi da Associação Empresarial da Fronteira, de Dionísio Cerqueira. A presidente Raquel Schwab falou sobre a participação no Programa de Certificação em Gestão FACIAP (PCGF) com o objetivo de alavancar o desempenho organizacional. “Alcançamos o selo ouro e o sucesso da implantação do programa foi graças ao trabalho integrado e colaborativo de diretores e colaboradores. Esta profissionalização foi fundamental para tornar a entidade ainda mais representativa”, ressaltou.
0 Comentários