O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Claudiomiro Vieira, enaltece a iniciativa da Administração Municipal de proporcionar o compartilhamento das ciclofaixas instaladas na área central de Concórdia com as vagas de estacionamentos. A medida entrou em vigor no dia 13 de junho. Os espaços poderão ser utilizados pelos veículos de segunda a sábado. Aos domingos, a ciclofaixas são de uso exclusivo dos ciclistas. O descumprimento é passível de multa, conforme legislação.
“Sabemos que uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos empresários e comerciantes é a escassez de vagas para estacionamento na área central da cidade. Acreditamos que essa medida do Poder Público foi muito assertiva. O uso compartilhado possibilita a otimização dos espaços para estacionar, consequentemente, ampliando as vagas durante a semana. Aos domingos especificamente, as ciclofaixas poderão ser usadas pelos ciclistas, portanto, a iniciativa atende aos anseios da coletividade”, destaca Claudiomiro Vieira.
Todas as novas vagas criadas com o compartilhamento devem respeitar os critérios do estacionamento rotativo do município. Sendo assim, é necessário efetuar o pagamento para o uso da vaga (conforme horários indicados na sinalização) e também ser respeitada a rotatividade, que é de no máximo duas horas.
Para efetuar o pagamento, pelo uso da vaga, pode ser utilizado o parquímetro, aplicativo da empresa Vago ou ainda os tags, que armazenam crédito.
Orientação
A ACIC chama a atenção dos empresários e da comunidade em geral de que, aos domingos e feriados, das 7h às 19h, o espaço (ciclofaixa) é reservado exclusivamente para ciclistas, reforçando o incentivo ao uso de meios de transporte alternativos e mais sustentáveis. Portanto, os motoristas precisam ficar atentos, respeitando a legislação e mantendo uma convivência harmônica entre todos que se utilizam do espaço público.
0 Comentários