Na noite de quarta-feira, 8 de outubro, o auditório do Sicoob Crediauc de Concórdia recebeu a Plenária Regional Oeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e foi prestigiado por líderes políticos e empresariais de diversas cidades da região. Os temas em destaque incluíram a modernização dos portos catarinenses, demandas sobre a malha ferroviária e o futuro do programa Voz Única.
Ao fazer a abertura oficial, o Vice-Presidente da FACISC para a regional Oeste, Vilson Piccoli, destacou a importância das plenárias realizadas ao longo deste ano, e enalteceu o trabalho realizado pela ACIC de Concórdia e demais entidades representadas no evento. "As associações empresariais, das quais vocês fazem parte, fazem com que o motor do desenvolvimento de toda a região acabe acontecendo."
Em sua fala, o Presidente da ACIC, Claudiomiro Vieira, lembrou que “Concórdia é polo tecnológico, industrial, moveleiro, metalmecânico, logístico e comercial. Com mais de 87 mil habitantes e 32 mil empregos formais, o município abriga acima de 13 mil empresas ativas — uma média impressionante de uma empresa para cada sete moradores. Arrecadamos anualmente acima de R$ 200 milhões em ICMS e temos um PIB per capita superior a R$ 60 mil, refletindo a força da nossa economia”, pontuou.
“Quero registrar minha gratidão: À Facisc, por confiar à ACIC a realização desta plenária; Ao nobre Beto Martins, que temos a honra de receber aqui hoje; Ao Sicoob Crediauc, por ceder gentilmente este espaço; À diretoria da ACIC Concórdia, que confiou no nosso trabalho e esteve presente em cada desafio; E que sigamos juntos, construindo uma Concórdia cada vez mais forte, unida e próspera”, acrescentou Claudiomiro Vieira.
O vice-presidente da ACIC, Roberto Canesso, destacou a relevância dos temas abordados na plenária. “Tivemos temáticas que estão diretamente atreladas ao desenvolvimento da região e do estado de Santa Catarina. A questão da modernização dos portos e aeroportos, por exemplo, é fundamental para o fortalecimento de todas as atividades econômicas, essencialmente, o agronegócio”, completou.
O Vice-Prefeito, Fábio Ferri, agradeceu pela realização da plenária, e pontuou a disponibilidade do governo estadual no apoio a demandas logísticas. "Pessoas como o secretário Beto são proativas, atendem bem, e querem que o município cresça. Quem conhece as dores do município sabe como ajudar."
Entre os tópicos abordados pelo secretário Beto Martins, estiveram a importância de mudanças no setor portuário e os recursos investidos em sua modernização. "A navegação mudou. Navios que eram para dois mil contêiners, hoje são navios para vinte mil contêiners."
O secretário lembrou que importantes companhias marítimas estão presentes nos portos do estado, reforçando a necessidade de um olhar mais moderno sobre o tema. "Os canais de acesso precisam ser adaptados para essa nova realidade."
Ainda em sua fala, o secretário expôs o papel do do governo estadual junto a outros líderes em conversas sobre a renovação da Malha Sul. "Vamos discutir a possibilidade de um consórcio entre os estados para que tenhamos uma malha integrada e nossos projetos continuem em pé."
A Consultora Regional da FACISC, Marcia Tonet, e o Vice-Presidente da organização na região, Milvo Zancanaro, levaram ao público da noite atualizações sobre os pleitos do Voz Única para o período 2022/2026 e citaram perspectivas futuras, visualizando o próximo período. O programa reúne as necessidades da classe empresarial catarinense e elenca prioridades para o desenvolvimento socioeconômico, expressando a relevância do associativismo.