Na manhã desta sexta-feira, dia 25, foi realizada no auditório da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) a palestra: “A cidade que queremos” com o arquiteto e urbanista Dr. Dalmo Vieira Filho - que agrega um longo período de experiência nesta área, sendo um profundo estudioso dos temas relacionados ao desenvolvimento das cidades, sobretudo, nas ações necessárias para o bem-estar e qualidade de vida da população.
Dalmo fez uma abordagem clara e precisa sobre os fatores que reduzem a capacidade de se viver bem nas cidades brasileiras, introduzindo exemplos de modelos que deram certo em outras partes do mundo. “Existem potenciais nas cidades brasileiras para trilharmos novos caminhos. As pessoas amam seus lugares, as pessoas se orgulham de seus lugares e isso é essencial.Do ponto de vista das cidades, a gente poderia estar bem melhor”, destacou o palestrante.
O arquiteto e urbanista fez uma contextualização histórica do crescimento das cidades, relatando que, em meados da década de 1960, a população brasileira vivia majoritariamente no campo. Com o decorrer dos anos, esse processo foi investido. As cidades foram crescendo vertiginosamente sem terem estrutura para isso. De acordo com Dalmo, esse crescimento desordenado trouxe muitas dificuldades para a população, reduzindo os níveis de qualidade de vida. O palestrante entende que é preciso pensar na humanização das cidades, introduzindo ações e investimentos para que as pessoas se sintam bem e possam compartilhar as melhores experiências de vida. Em síntese, Dalmo defende que os gestores precisam pensar em como fazer com que os cidadãos sejam mais felizes nos lugares onde vivem.
A palestra foi mais uma oportunidade singular para transmitir conhecimento aos empresários locais. A temática abordada vai ao encontro dos princípios e prioridades defendidos pela ACIC - uma entidade que trabalha pelo desenvolvimento local com equilíbrio e sustentabilidade.
0 Comentários