Oficinas gratuitas na Semana do Empreendedor Individual

em 15/04/2015
Inicia nesta quinta-feira, dia 16, a Semana do Empreendedor Individual promovida pela ACIC e pelo SEBRAE. Serão oficinas gratuitas para empreendedores individuais de Concórdia. Os interessados em participar podem ligar para a Associação Empresarial de Concórdia 3442 0867. “O objetivo da Semana do Empreendedor Individual é fomentar a formalização e esclarecer dúvidas sobre o assunto”, assinala a analista técnica do SEBRAE, Carolini Demeterko. O evento acontecerá nesta quinta e sexta-feira.

Em Concórdia, as atividades serão realizadas dias 16 e 17 de abril na Associação Empresarial. Das 09h às 12h e das 13h30 às 16h30 - Consultorias para esclarecimento de como se formalizar como MEI ou para Micro Empresas com foco no empreendedorismo. À noite das 19h às 23h serão realizadas as oficinas.

OFICINA SEI EMPREENDER

Como em qualquer empresa, o Empreendedor Individual possui um negócio que precisa ter um mínimo de controle e gestão. Assim, em relação à oficina na área de finanças, o foco é o controle de entradas e saídas de sua empresa, exatamente para que ele consiga gerir os seus recursos de forma mais eficaz.
Que assuntos serão tratados:
Criar condições para que você desenvolva competências para:

Compreender a forma de utilização do controle de caixa no seu dia a dia empresarial.
Reconhecer a importância de se efetuar o controle diário de entradas e saídas de sua empresa.
Elaborar o controle diário de entradas e saídas de sua empresa.

O que o Curso pretende:

A nossa proposta é demonstrar, de forma simples e direta, como registrar os acontecimentos financeiros e fazer a previsão dos seus gastos e dos recebimentos de sua empresa. Assim, você terá condições de tomar decisões sobre o momento ideal de utilizar o dinheiro, para que tenha melhores resultados.

OFICINA SEI PLANEJAR

A Oficina SEI Planejar foi desenvolvida para o microempreendedor individual (MEI) e tem o propósito de ajudá-lo a compreender a importância do planejamento para que sua atividade empreendedora gere resultados satisfatórios às suas expectativas e metas. Compreender a importância dos elementos que envolvem o processo de Planejamento da atividade empreendedora para assegurar os melhores resultados que atendam suas expectativas e metas; conscientizar o microempreendedor individual de que o planejamento de ações de forma ordenada e articulada contribui para o aumento das vendas de seus produtos e serviços, com qualidade e preços atrativos; dominar o processo de organização do seu negócio; e aplicar as ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho de seu empreendimento, com aumento de sua competitividade e de modo sustentável.

Que assuntos serão tratados:

O que é planejar (planejar é ato ou efeito de prever, antecipar, ou vislumbrar algo que ainda não aconteceu; preparar; projetar e em outras palavras planejar é a atitude que precede a ação);
Para que planejar (no ambiente empresarial não se deve agir na base de fórmulas de tentativa e erro);
Quando planejar (deve-se planejar ciclicamente e sempre que surgirem novas situações a serem decididas, analisadas);
Planejamento orientado para resultados (o Empreendedor Individual deve ter seus objetivos/metas, claros e específicos traçados, e para alcançá-los deve-se fazer o planejamento orientado para resultados);
Ferramentas do Planejamento (PDCA); Visão sistêmica (não é possível pensar na empresa em um só setor, de acordo com sua especialização);
Planejamento como processo dinâmico e contínuo.

O que o Curso pretende:

Com esta oficina serão criadas as condições necessárias para que os participantes desenvolvam competências para:
Cognitiva: Conhecer ferramentas de planejamento empresarial.
Atitudinal: Conscientizar-se de que o planejamento de ações, de forma ordenada e articulada, contribui para a perenidade da atividade empreendedora desenvolvida.
Operacional: Aplicar ferramentas de
planejamento para melhorar o desempenho de sua empresa, com aumento de sua competitividade, de modo sustentável.