Representantes do Núcleo COMEX da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) estiveram presentes na Reunião de Cúpula de Negócios da Suíça e Brasil na semana passada na sede da FIESC em Florianópolis. Na ocasião, foram apresentados os benefícios, facilidades e viabilidades de implementação de negócios catarinenses no Cantão de Berna na Suíça. O principal ponto salientado foi a oportunidade da indústria viabilizar em seu modal produtivo o "made in Swiss". A constante diversificação do polo industrial suíço tem atraído novos investidores ao país europeu.
O vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Berna (Beda), Jean-Philippe Devaux, participou do encontro. A agência tem o objetivo de facilitar e dar suporte às empresas estrangeiras que desejam se instalar no Cantão de Berna, na Suíça. Os principais produtos exportados por empresas instaladas no Cantão de Berna são dos segmentos farmacêutico, agrícola, alimentício e usinagem de metais. A Suíça mantém um acordo bilaterial com a China a União Europeia ainda negocia os termos com o país asiático.
De janeiro a julho desse ano, Santa Catarina exportou quase US$ 8,3 milhões em produtos para a Suíça, principalmente derivados de frango, motores elétricos e carnes. O Estado importou do país europeu US$ 31,7 milhões em produtos como bebidas não alcoólicas, colorímetros, laminados de aço e lixadeiras. Da região de Concórdia, participaram do evento: a coordenadora do Núcleo COMEX, Adriana Rosa e o Vice-Presidente para Relações Institucionais da FACISC, Milvo Zancanaro .
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários