Noite de emoção na formatura do Geração Empreendedora

em 09/11/2023

Foi realizada na quarta-feira, dia 08, a formatura dos jovens que participaram do Programa Geração Empreendedora, desenvolvido pela FACISC. A Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) é uma das ACIs que estão integradas à iniciativa, que visa transmitir conhecimentos sobre empreendedorismo aos jovens estudantes do Ensino Médio, com a participação do Núcleo da Mulher Empresária e do Núcleo de Jovens Empreendedores.

A formatura foi um momento de muita emoção para os jovens, seus familiares, mentores, apoiadores e equipe da ACIC. O Programa desperta nos jovens o interesse pelo empreendedorismo. foi mais um ano de grandes aprendizados e troca de experiências. “A Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) sente-se honrada com a formação de mais uma turma do Programa Geração Empreendedora. São jovens que tiveram a experiência de aprender um pouco mais sobre empreendedorismo”, destaca a diretora administrativa e financeira da entidade, Elizeth Pelegrini.

“Oportunizar aos jovens o contato com o universo do empreendedorismo sempre é muito assertivo. Esse é o Geração Empreendedora. É um momento que proporciona ganhos significativos aos jovens participantes, principalmente com a aquisição de novos conhecimentos”, destaca Nádia Dal Piaz, representante do Núcleo da Mulher Empresária.

Conforme o cronograma do programa, neste ano, os grupos de alunos apresentaram um modelo de negócio, sugerindo a criação de uma empresa fictícia. Os critérios avaliados foram: criatividade, inovação, sustentabilidade, envolvimento da equipe, comunicação verbal, organização e administração de tempo.

O grupo vencedor foi Geração Empreendedora, selecionado para a etapa estadual, foi o STeen, com os integrantes: Amanda, Carlos, Douglas, Gabriel e Letícia. Eles apresentaram uma plataforma de lançamento de ideias de jovens para investidores. Os quatro grupos participantes têm a possibilidade de inscrever seus projetos para obtenção de recursos através do Centro de Inovação Tecnológica de Concórdia.

No total, foram realizados quatro encontros com os mentores em que os alunos tiveram noções sobre marketing, vendas, educação financeira e os principais passos para se montar um negócio. O Programa Geração Empreendedora tem inspirado jovens a buscarem o conhecimento sobre as ferramentas e conceitos do universo do empreendedorismo. A ACIC Concórdia tem orgulho de ser uma das ACIs, que integra o projeto capitaneado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

O Geração Empreendedora abrange estudantes do Ensino Médio, que são desafiados a criarem projetos para a estruturação de um negócio, compartilhando ideias sobre empreendedorismo e levando em conta todos os aprendizados que tiveram durante as imersões.