Duas empresas de software gigantes criadas em pequenas cidades se uniram, mas uma está no Brasil, enquanto a outra está na Itália. A catarinense Compufour anuncia hoje sua compra pela software house italiana Zucchetti. A Compufour mantém uma longa trajetória como associada à ACIC.
A transação foi avaliada em R$ 100 milhões e divulgada com exclusividade para Pequenas Empresas & Grandes Negócios. As duas empresas trabalham com software para micro, pequenos e médios negócios. Enquanto a Zucchetti ampliará sua presença no país, a Compufour terá um reforço em sua tecnologia e em sua força de vendas.
Ideia de negócio: de equipamentos para software
A Compufour foi criada há 25 anos, em Santa Catarina. O negócio começou vendendo equipamentos como impressoras e computadores. O software era uma espécie de hobby, que não gerava receita, mas a participação em feiras do setor levou a vendas. Nos anos 2000, a Compufour parou de vender equipamentos para focar na sua vertical de sistemas para gerenciamento de pequenas e médias empresas.
"Nosso objetivo é fornecer o básico necessário para o empreendedor. Permitimos cadastros de clientes e fornecedores, controle de receitas e despesas, gerenciamento de estoque e emissão de cupons e notas fiscais", afirma o cofundador e CEO, Wagner Muller. Hoje, a Compufour atende 40 mil negócios de varejo e de serviços.
Venda e planos para o futuro
As conversas entre Compufour e Zucchetti começaram em janeiro deste ano. "Vários players nos fizeram ofertas nos últimos dois anos. A gente olha para a venda não apenas como oportunidade de rentabilizar os sócios, mas como forma de continuar o negócio. Vimos muita sinergia, porque temos histórias parecidas", diz Muller.
A Compufour nasceu em Concórdia, uma pequena cidade de Santa Catarina. Já a Zuchetti foi criada na pequena comuna italiana de Lodi, na região da Lombardia. Os dois negócios expandiram sua atuação para além das fronteiras regionais. Em 40 anos de história, a Zucchetti chegou a 6 mil funcionários e 400 mil clientes em países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França e Suíça. Em 2019, a software house italiana faturou 850 milhões de euros, cerca de R$ 5,6 bilhões.
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