Jeitos de mudar o mundo

em 10/04/2014
O Movimento Nós Podemos Santa Catarina, que em todo o Estado reúne 124 instituições e integra o movimento nacional, criado para estimular empresas e cidadãos a trabalharem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), lançado no dia 2, o edital vai destinar R$ 55 mil para projetos sociais. As inscrições seguem até o dia 22 de abril e as iniciativas participantes devem estar relacionadas a pelo menos um dos oito ODM.

Definidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos do Milênio representam frentes de ação no combate a problemas humanitários globais. A definição dos ODM é clara: Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome; Levar Educação Básica de Qualidade para Todos; Estimular a Igualdade entre Sexos e Valorização da Mulher; Reduzir a Mortalidade Infantil; Melhorar a Saúde Materna; Combater a Aids, a Malária e outras Doenças; Garantir a Sustentabilidade Ambiental, e Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.

As inscrições de projetos para o Edital devem ser feitas exclusivamente no formulário online disponível no site www.nospodemos-sc.org.br. Podem participar Fundações ou Entidades constituídas e sem fins lucrativos. A avaliação vai levar em conta a abrangência social da iniciativa, a contribuição para o alcance dos ODM, a viabilidade de execução, a possibilidade de estabelecimento de parcerias e a expectativa de resultados. O fundo vai destinar até R$ 6 mil para cada projeto. As entidades contarão ainda com apoio técnico do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) para o próprio aperfeiçoamento institucional. O prazo de execução é de seis meses.

Até o dia 5 de maio, na primeira etapa de avaliação, serão escolhidos 16 projetos. Oito deles terão prioridade no recebimento dos recursos e os demais formarão um segundo grupo, que pode ou não ser beneficiado. Para efetivamente receber a quantia definida para implantação do projeto, as entidades selecionadas no primeiro grupo terão um prazo de 40 dias para desenvolver ações de mobilização da comunidade a ser beneficiada, arrecadar R$ 2 mil e conseguir cartas de apoio e comprometimento com a iniciativa de cinco parceiros. Na eventualidade de uma das selecionadas no primeiro grupo não atingir esses objetivos, será substituída por uma entidade do segundo grupo que tenha projeto ligado ao mesmo ODM.

“Esse passo inicial representa mais um meio para garantirmos que os projetos virem realidade, já que terão uma etapa prévia importante de mobilização comunitária e estabelecimento de diretrizes e compromissos”, diz o secretário executivo do Movimento Nós Podemos SC, João Batista Thomé. “O edital também representa uma ação importante no sentido de contribuirmos para que Santa Catarina consiga atingir as metas dos ODM”.

Os recursos distribuídos no Edital foram conseguidos com apoio da sociedade. Entre julho de 2013 e janeiro de 2014, o Nós Podemos SC promoveu a campanha 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Com apoio de personalidades públicas – o artista Luciano Martins, a reitora do Instituto Federal, Maria Clara Schneider, o time de futebol americano Os Istepôs, entre outros -, o Movimento desenvolveu ações de mídias sociais e campanha publicitária pedindo doações. Os resultados da ação estão detalhados em um relatório que será lançado essa semana e estará disponível no site do Movimento.