A Inspeção Municipal foi tema de uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, dia 03, na Associação Empresarial de Concórdia (ACIC). O encontro contou com a presença do presidente da entidade, Marcio Zanatta, do vice-presidente, Sergio Radin, da gestora executiva, Maria de Lourdes Dal Piaz, representantes de frigoríficos e representantes da Prefeitura de Concórdia.
Os frigoríficos estão solicitando o auxílio da Administração Municipal para que disponibilize um médico veterinário para atender às demandas do setor relacionadas à inspeção. Esse foi o segundo encontro para tratar sobre o assunto.
Os representantes dos frigoríficos reconhecem que o serviço é de responsabilidade do estado, mas pedem o apoio do Poder Público Municipal para que auxilie o setor. A ACIC está atenta a essas discussões, uma vez que o agronegócio é uma área estratégica para o desenvolvimento de Concórdia e região.
Outras reuniões deverão ser realizadas com a finalidade de encontrar uma solução para o impasse. Foi uma demanda trazida pelos associados do agronegócio. Para eles crescerem, precisam vender para fora de Santa Catarina e, para isso, necessitam do selo de inspeção (SISBI-POA). Entretanto, neste caso, é preciso de um fiscal com fé pública, isto é, um fiscal pago pelo estado. Hoje, os estabelecimentos pagam os fiscais e assim ficam limitados ao estado de Santa Catarina ou ao município, explica o presidente da ACIC, Marcio Zanatta.
Atualmente, os frigoríficos de Concórdia encaminham suínos vivos a outros estados, ao invés de mandar a carcaça ou o produto pronto. "Não estamos agregando valor", finaliza o presidente da ACIC.
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários