Governo repassa novas informações sobre medidas contra o coronavírus

Governo repassa novas informações sobre medidas contra o coronavírus

ACIC Concórdia


Notícia
Por Paulo Gonçalves
em 01/06/2020

Governador Carlos Moisés (PSL) anunciou em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (1º) o plano de regionalização das medidas contra o coronavírus em Santa Catarina, que passará a valer na próxima segunda (8). O governo também definiu novas datas para a possibilidade de liberação de serviços como transporte público, aulas e eventos. 


No momento, Santa Catarina soma 9.037 casos confirmados de Covid-19 e tem 143 mortes registradas pela doença, de acordo com a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), feita na noite de domingo (30).


Com a nova forma de gestão anunciada pelo governo, os municípios vão decidir sobre o funcionamento ou não de atividades públicas e privadas. Santa Catarina será dividida em 16 regiões, com base no mapa que define as regiões de saúde do Estado. 


A partir do nível de risco da região, ela terá a recomendação por parte do governo de ações mais restritivas ou de liberação de serviços. O risco será definido por cores, sendo o vermelho a cor que indica a situação mais grave. O governo ainda não divulgou a situação de cada uma das regionais.


Moisés explicou que as próximas decisões sobre a liberação ou restrição de atividades, como o transporte público, as aulas e os eventos, que ainda estão suspensos, serão tomados em conjunto pelas regiões de saúde do Estado. Ele justificou a nova medida afirmando que não é possível continuar definindo as ações para todos os municípios com “uma única canetada do governador”.


— Nós percebemos que, como a doença evoluiu de forma distinta em várias regiões do Estado, nós teríamos que inaugurar uma fase de enfrentamento da doença com a ação regionalizada. Não significa dizer que vamos colocar as ações nas mãos de um único prefeito. Nós vamos acompanhar tudo o que acontece. E as intervenções daqui pra frente serão tomadas por grupos de prefeituras, de forma regionalizada, coincidindo com as regiões de saúde do Estado de Santa Catarina - afirmou.


De acordo com o governador Carlos Moisés, os municípios terão uma semana para se adequar ao que ele chamou de “novo momento de enfrentamento à Covid-19”, já que o decreto que estabelece a regionalização das ações foi assinado nesta segunda, mas só começará a valer no dia 8 de junho.


Transporte municipal poderá voltar a partir do dia 8


O governo também anunciou datas para a possibilidade de novas liberações em Santa Catarina. No caso do transporte coletivo, a circulação de ônibus urbano, municipal e intermunicipal de passageiros poderá ser liberada a partir da próxima segunda (8). Já o ingresso de veículos de transporte interestadual de passageiros, público ou privado, assim como veículos de fretamento para transporte de pessoas, permanece suspenso até o dia 2 de agosto.


Na educação, as aulas presenciais nas unidades das redes públicas e privada de ensino, municipal, estadual e federal, permanecem suspensas também até o dia 2 de agosto. Com exceção das aulas presenciais de cursos superiores, que poderão ser retomadas a partir do dia 6 de julho.


A partir do dia 8 de junho, as atividades presenciais em estágios obrigatórios e aulas práticas em laboratórios de cursos superiores também poderão voltar.


O calendário esportivo, bem como o acesso público a eventos e competições, segue suspenso até o dia 5 de julho. Eventos e shows, e atividades como cinemas, teatros, casas noturnas, museus, parques temáticos, também continuam suspensos até o dia 5 de julho.


Medidas restritivas começaram em março


Santa Catarina começou a ter medidas de isolamento social para conter o coronavírus em março. No dia 17 daquele mês, o governo decretou emergência e anunciou medidas mais drásticas, depois do primeiro registro de transmissão comunitária da doença. Houve o fechamento do comércio e de todas as atividades não essenciais, além da suspensão do transporte público. As aulas e os eventos também foram proibidos.


Desde então, o governo vem flexibilizando a quarentena de modo gradativo, com regras sanitárias de prevenção à doença. O comércio de rua foi autorizado a reabrir no dia 13 de abril. Depois, os shoppings e centros comerciais também voltaram a funcionar, assim como restaurantes. Porém, o transporte, as aulas e os eventos seguem suspensos.


Acesse o Plano de Gestão Compartilhada Governo do Estado e Municípios: https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:04f5cee2-5980-4270-9750-223cfd4a8136

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter