O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, concedeu mais uma entrevista coletiva neste sábado. Ele atualizou os dados sobre o coronavírus em Santa Catarina, no Brasil e no mundo. Mais de 1,7 milhões pessoas infectadas no mundo, 104. 938 mil mortes no mundo, 1074 mortes no Brasil, 732 confirmados em Santa Catarina, 278 testes aguardando resultado e 21 óbitos em SC .
O governador anunciou a prorrogação da quarentena em um série de atividades até 30/4. Estão proibidos: Transporte coletivo - municipal, intermunicipal, interestadual, internacional, Abertura de shopping centers, galerias, centros comerciais, Permanência em bares, cafés, restaurantes e similares ( retirada no balcão poderá acontecer) .
Até 31/05 estão proibidos: Reuniões de qualquer espécie, missas, cultos, aulas na rede pública e privada, transitar em áreas públicas, eventos esportivos e sociais, atividades em academias, cinemas, teatros e apresentações de qualquer natureza.
LIBERADO TEMPORARIAMENTE
Com forte fiscalização sanitária e policial, com multa e fechamento se descumprir as regras: Hotéis, pousadas e similares (apenas hospedagens. Não podem servir refeições). Restaurante (somente para retirada no balcão) e Comércio de Rua.
Cada município poderá regrar como funcionará o atendimento ao público. O município poderá editar medidas. A fiscalização será feita pelas polícias militar e civil, que terão autoridade sanitária. As polícias chamarão atenção, orientarão e se for preciso emitirão multas e até fecharão os estabelecimentos. Existe uma rede privada de laboratórios que faze os exames e informa ao LACEN. Os laboratórios privados têm grande capacidade de realizar estes exames.
A Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) segue atenta aos desdobramentos quanto à retomada das atividades econômicas. A ACIC mantém um forte trabalho de mobilização junto à FACISC para que as atividades sejam retomadas com a máxima urgência, já que os prejuízos são significativos.
Em pronunciamento, o presidente da FACISC, Jonny Zulauf, comemorou alguns avanços na abertura de atividades comerciais, mas destacou que é necessária a responsabilidade de todos. "Tivemos alguns avanços, mas precisamos manter as medidas preventivas para que consigamos superarmos esse momento", assinalou.
0 Comentários