Garantia de Crédito: Mais um serviço da ACIC

em 14/04/2015
A Associação Empresarial de Concórdia oferece mais um importante serviço ao associado – o projeto Garantia de Crédito, através da Sociedade Garantia de Crédito (SGC). Trata-se de uma iniciativa do SEBRAE que garante crédito facilitado a micro e pequenos empresários e empreendedores individuais com taxas de juros reduzidas.

Na região de Concórdia, as operações ocorrem através do Sicoob Crediauc. O teto mínimo de crédito é de R$ 5 mil e o máximo é de R$ 70 mil. Os interessados podem entrar em contato com a ACIC e conferir as vantagens dos sistema Garantia de Crédito. O telefone da Associação Empresarial é 3442 0867.

Como funciona uma SGC

Uma Sociedade de Garantia de Crédito é formada essencialmente por empresas, mas podem também ter a participação de entidades públicas e outros apoiadores. Seu objetivo principal é a promoção da competitividade e desenvolvimento empresarial, por meio do acesso ao crédito e assessoria financeira para as empresas associadas.

As SGCs não realizam empréstimo ou financiamentos, mas prestam garantias de aval ou fiança nas operações de crédito de suas associadas com as instituições financeiras. As garantias podem também ser dadas aos fornecedores das associadas (aval comercial) ou em processos de licitações (aval técnico).

A Sociedade Garantia de Crédito analisa os projetos e pedidos de financiamento pleiteados por seus associados e assume o risco de inadimplência e eventuais falências. Nestes casos, a SGC honra a garantia ante o credor e passa a conduzir o processo de recuperação das perdas com a associada inadimplente ou falida.