Filó é premiado internacionalmente

Filó é premiado internacionalmente

ACIC Concórdia


Notícia
Por ACIC Concórdia
em 22/10/2015
A vice-presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Maria Luisa Lasarim, e o conselheiro da ACIC, Geni José Bonatto, participaram na noite de quarta-feira, da entrega de uma premiação internacional ao Projeto Filó, desenvolvido em Concórdia. O produto turístico foi premiado no Festival Internacional Audiovisual de Cultura e Turismo (FiaCult 2015). A apresentação do projeto Filó e da premiação recebida ganhou espaço durante a sessão da Câmara de Vereadores, na quarta-feira, 21.

O Filó, que foi lançado em agosto de 2013, é uma reunião, visita noturna dos colonos italianos, composto por comida típica, como polenta, cortada a fio, fortaia, radichi coti, salame frito, bolinho de pão, sfregolá, brodo e um bom vinho. A proposta do Filó é voltar na história, com descontração. Conta com simpáticas senhoras (nonas) que fazem a dressa (trança), rezas, ladainha, jogo da mora, quatrilho e contação de histórias, além da sfrotole (piadas) e i canti ilatiani dei nostri noni, que são cantos italianos da época dos avós, interpretados por agricultores da comunidade.

Importância

Segundo o vereador requerente da apresentação, Ruimar Scortegagna, o Projeto Filó está continuando a fazer a história do município. O diretor executivo do Águas do Oeste Catarinense Convention & Visitors Bureau, Agenor Frigo, destacou que o sucesso do projeto se deve a um envolvimento coletivo e voluntário da comunidade. “Quem está de fora do turismo acha tudo fácil, mas é muito complexo. Temos que destacar a importância desta área para o mundo. É uma matriz econômica que está ‘caindo de madura’ e por isso, são necessários bons projetos, que oferecem o que as regiões têm de melhor”, comentou Frigo.

O presidente do Águas do Oeste Catarinense Convention & Visitors Bureau, Evandro Novak, que o grande diferencial deste produto turístico é a alegria contagiante dos participantes, pessoas da própria comunidade. “Alguns fatores foram determinantes para a premiação, a alegria, as pessoas, uma história e a gastronomia. Este foi o primeiro filme (filmagens de um encontro do Filó) de Santa Catarina premiado no FiaCult”, comemorou Novak. Para o prefeito João Girardi, a premiação demonstra que o município tem qualidade de vida com sua cultura e tradição. “Ninguém acreditava que esta terra, tradicionalmente conhecida pela produção agrícola, de suínos e aves, poderia trazer turistas para ver as maravilhas que temos. Este foi um produto construído por pessoas que se dedicam para lembrar o passado e por isso, é um orgulho nosso”, destacou o prefeito.

Fonte: PG Comunicação

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter