Representantes de 25 cidades de Santa Catarina, entre eles prefeitos e empresários, estarão reunidos na próxima semana, dias 25 e 26/2, no 2º Fórum Anual do DEL, o Programa de Desenvolvimento Local, desenvolvido em Santa Catarina pela FACISC. O evento acontece na cidade de Itá e pretende difundir os conceitos do Programa de atuação em parceria entre o setor público e o privado para a realização de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios.
Para Doreni Caramori Jr, diretor financeiro da FACISC, e responsável pela implantação do DEL em Santa Catarina, o Programa incentiva a melhoria do desenvolvimento local imprescindível quando não se pode mudar o cenário nacional, como o que o Brasil passa neste momento. Nosso desafio é cada vez mais dar competitividade para as empresas e gerar a melhoria do ambiente empresarial onde estão inseridas, destacou o diretor.
Participam do evento os agentes promotores de mudanças nos municípios catarinenses que implantaram o DEL, como: Fraiburgo, Quilombo, Itá, Iporã do Oeste, Salto Veloso, Seara, Campos Novos, São Carlos, Braço do Norte, Taió, Cunha Porã e Curitibanos. A previsão é reunir 100 pessoas no Fórum.
A programação conta com painéis de apresentação de modelos e exemplos do que deu certo nos municípios como Fraiburgo e Itá e na Alemanha, de onde vem uma das inspirações para o Programa catarinense.
Modelo Alemão
Por conta do Del, a Facisc traz a Santa Catarina um dos maiores experts do assunto do mundo. O alemão Ulrich Meier é um dos responsáveis pela implantação do Consenso de Essen, uma das inciativas de desenvolvimento local que teve maior sucesso em toda a Europa. O modelo de Essen é a referência que a Facisc buscou para implantar o Programa de Desenvolvimento Econômico Local(DEL) no Estado.
Meier é Gerente Geral da Câmara de Arte e Ofícios da cidade de Essen e representante da Câmara no Consenso de Essen. Ele estará em Santa Catarina entre os dias 21 e 29/2 para participar de reuniões nas cidades onde a Facisc implanta o Programa Del e do 2º Fórum do Programa.
Para vice-presidente da Facisc para Assuntos do DEL, Alexandre Ruscheinsky, a implantação do programa DEL no município, está se tornando um marco. É um divisor de águas. Nosso município possui diversos fatores que o tornam estratégico, e a soma de forças: político, privado e sociedade, fará com que nossas qualidades sejam alavancadas, e assim, com essa combinação de esforços, poderemos enfim, trabalhar com ações coordenadas e a longo prazo.
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários