Facisc apoia Reforma da Previdência em Santa Catarina

em 18/06/2021

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizou na tarde desta quinta-feira, 17/6, a Reunião do Conselho Diretor, formado pelos presidentes das 148 Associações Empresariais de Santa Catarina e da diretoria da entidade. O governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, participou da reunião e pediu apoio aos empresários para a aprovação da Reforma previdenciária. “Precisamos da adesão e apoio maciço para aprovar esta Reforma na Assembleia Legislativa. Tenho a certeza que a Facisc, apoiando com toda a sua capilaridade, dará tranquilidade ao parlamentar para aprovar esta mudança. Fazer esta mudança é um ato de responsabilidade com o futuro”. O presidente da Federação, Sérgio Rodrigues Alves, agradeceu a presença do governador destacou que mais de 200 pessoas integrantes das associações empresariais participaram do evento. “Santa Catarina passa por um momento extremante positivo”. Sobre a Reforma da Previdência, o presidente da Facisc explicou que a necessidade desta Reforma é justamente para que Santa Catarina não se transforme em mau exemplo. “O déficit da previdência está tirando recursos de outros setores que precisam de investimento”, ressaltou Alves.

O presidente do IPREV – Instituto de Previdência Privada do Estado de SC, Marcelo Panosso Mendonça, fez uma apresentação sobre a importância da Reforma da Previdência no estado. Ele destacou vários dados sobre o déficit da folha previdenciária em Santa Catarina. “Menos de um servidor trabalhando para mais de um recebendo a aposentadoria”. Os recursos para estes pagamentos saem do Tesouro. Santa Catarina tem o segundo nível salarial mais alto do Brasil. “965,00 é o custo per capita da Previdência em Santa Catarina, ou seja, cada pessoa que nasce já sai com um carnê de 965,00 reais para pagar pelo resto da vida para bancar a previdência em Santa Catarina”. Alguns itens que alteram com a Reforma da Previdência são idade mínima, regra de transmissão, tempo de contribuição, limite de isenção, alíquota extraordinária. O objetivo da Reforma é diminuir o déficit em 26,29%, ou seja, quase 40 milhões de reais. “Quanto antes aprovado, já gera uma economia significativa que ficará por anos”, completou o governador.

A cada R$ 1 real arrecadado com ICMS líquido pelo Estado, R$ 0,48 vão para a previdência. Em 2019, ela consumiu 10 vezes o valor que foi destinado à Agricultura.

Representatividade e Comunicação

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, apresentou as ações realizadas no último mês pela diretoria da entidade voltadas à representatividade das mais de 34 mil empresas associadas e das associações. Também durante a reunião, Vinicius Silva, do Marketing da Facisc, apresentou o status do livro de 50 anos da Facisc. Foram mais de 1 mil peças publicadas e mais de 37% para as associações empresariais. O setor também criou a campanha Descomplique para dar visibilidade às soluções empresariais. Além disso, foi apresentada a Rede de Notícias da Facisc, que aglutina mais de 40 comunicadores das associações empresariais. Durante o ano de 2020 mais de 2,6 milhões de pessoas impactadas pelas ações de comunicação da Facisc.

Relatório de Sustentabilidade

A Federação lançou durante o evento o Relatório de Sustentabilidade. Segundo o diretor de Sustentabilidade, Eliandro Pazin, explicou que o relatório já é publicado desde 2011 e traz um compilado das ações de sustentabilidade, representatividade, fortalecimento do sistema e boas práticas da Facisc.

Cases de Sucesso

Durante a Reunião, algumas associações empresariais apresentaram ações que se destacaram em várias áreas da entidade. É o caso da Aemflo de São José. A presidente Nadir Koerich falou sobre planejamento, a construção e realização da nova sede da entidade. De Taió, a presidente, Janaína Luz, apresentou o Prêmio Práticas Inovadoras da Aciat. O presidente da Acig de Guaramirim, Adilson Demathe, apresentou sobre o planejamento estratégico da associação. Já o presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense, que é a entidade de Joaçaba, Angelo Junior Radavelli, apresentou o Acioc Hub, um espaço e um projeto que tem como objetivo conectar pessoas e fortalecer o associativismo. A Associação Empresarial de Itapiranga (Assemit), Lucir Guareschi, também apresentou como foi a conquista da sua sede própria.