Com o objetivo de apoiar empresas catarinenses na abertura ou consolidação de negócios no mercado internacional, a Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC) participou pela primeira vez, no mês de março, da Foodex, a maior feira de alimentos e bebidas do Japão e uma das principais feiras do mercado Asiático, com mais de 75 mil visitantes.
"Quebramos um paradigma por estar o Japão, do outro lado do mundo, falar uma língua muito diferente da nossa e ter costumes e cultura mais avançados. Conseguimos nos comunicar e levar de forma positiva a imagem da FACISC e do Estado para o mundo. Também tivemos a oportunidade de divulgar o padrão de excelência de um estado livre de febre aftosa sem vacinação e todas as demais qualificações", comemora Milvo Zancanaro, vice-presidente de Relações Internacionais da FACISC e representante do Sistema na Feira asiática.
Com o apoio de empresas catarinenses e órgãos do Governo Federal, a FACISC apresentou ao mercado japonês uma amostra dos produtos catarinenses, o potencial econômico do Estado e o trabalho da Federação em prol do desenvolvimento catarinense.
Das 28 empresas catarinenses convidadas para apoiar o projeto, quatro aceitaram o convite e tiveram os produtos divulgados na Foodex. A Parati, de São Lourenço do Oeste, a Dipães, de Paraiso; a Gelnex, de Itá; e a Delícias da Magrinha, de Tijucas, abraçaram a proposta da Facisc e puderam colher resultados promissores. "Tivemos a oportunidade de oferecer os produtos da Parati e da Vemate para degustação. Estimamos que mais de duas mil pessoas tiveram essa experiência no estande da FACISC. Com isso, colhemos informações e recebemos feedback para adequar os produtos e embalagens ao gosto dos japoneses", relata Milvo.
Além de apresentar os produtos, o evento permitiu a troca de ideias e informações com integrantes do pavilhão Brasileiro, provenientes de outras regiões do país. De acordo com o diretor da FACISC, foram realizados mais de 500 contatos com empresas de outros países, diversos negócios foram encaminhados e centenas prospectados, e ainda, foram iniciadas negociações de oito empresas brasileiras, com mais de 10 produtos que deverão ser exportados. "Entre os principais negócios encaminhados e produtos a serem exportados estão bolachas e biscoitos, pão de queijo, chá mate, frutas em pó, gelatinas, açaí, cookies e macarrão", descreve Milvo.
Foto 2: Representantes da Aurora, Copavel, Gelnex e Parati na Foodex.
Na avaliação de Valdecir José Caçol, diretor administrativo da empresa Dipães, a experiência com FOODEX 2015 proporcionou à empresa a possibilidade de se apresentar ao mercado externo prospectando e desenvolvendo novos negócios e novas oportunidades. " Com esta ação da Facisc, tivemos uma empresa japonesa interessada em uma de nossas linhas de produtos. Dessa forma acreditamos que com o contato estabelecido e futuros contatos terão sequência e a efetivação de operações", destacou o diretor.
Para Gabriel Fantin, da empresa Parati, a Feira ajudou a entender como funciona o mercado japonês e trouxe novas ideias e possibilidades de produtos para o mercado brasileiro. Além disso, foi útil para fazer novos contatos e negociações comerciais. "A FACISC nos ajudou muito nesta ação, pois deu um destaque importante para o Estado e as empresas associadas", declaro.
De acordo com Milvo, para a empresa Gelnex foi a oportunidade de retomar um importante mercado com vendas diretas às indústrias japonesas. Anteriormente as vendas eram feitas apenas para intermediários. Para a indústria Magrinha, foi a oportunidade de prospectar negócios no mercado asiático onde há uma cultura diferente, hábitos e costumes evoluídos e receitas que poderão render em dólar.
O diretor também relatou que o Consulado local deverá criar uma associação de empresas brasileiras e japonesas que exportam e importam, e a FACISC é uma das entidades convidadas a participar. "Pesquisamos o comércio, a cultura e o mercado japonês,
com relação aos produtos, embalagens e posicionamento no mercado. Essa pesquisa será compartilhada com os patrocinadores da missão e nossas Associações. Conhecemos um novo mundo de produtos, embalagens e sabores e percebemos que o mercado japonês é muito exigente com as embalagens e que os produtos saudáveis tem preferência popular", destaca Milvo.
Graziella Itamaro
Comunicação Corporativa FACISC
Fonte: PG Comunicação
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