A Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) está mobilizada em torno de quatro demandas (essenciais) para o desenvolvimento econômico local: a pavimentação das marginais da BR-153, modificações no Trevo de Concórdia, passarelas na BR-153 e alterações no Trevão do Irani.
Um vídeo foi produzido pela ACIC na região da BR-153, relata as principais necessidades de melhorias na rodovia, que é um importante corredor para o transporte de produtos de todo o Mercosul.
O presidente da Associação Empresarial de Concórdia, Claudiomiro Vieira, e o vice-presidente da entidade, Roberto Canesso, percorreram a via pública comentaram sobre as prioridades defendidas pela entidade e que já foram apresentadas e reforçadas às lideranças políticas identificadas com a região.
Marginais da BR-153
O presidente da ACIC, Claudiomiro Vieira, e o vice-presidente, Roberto Canesso, sugerem a elaboração de um projeto para pavimentar as vias paralelas. Os investimentos trariam melhorias aos acessos às empresas, atraindo novos investidores para a região. “A elaboração do projeto das vias paralelas será um marco para Concórdia”, destaca Claudiomiro Vieira.
Alterações no trevo de Concórdia
Conforme demonstrado no vídeo, o principal trevo de acesso à Concórdia é uma obra que foi construída há mais de 30 anos e precisa ser modernizada, proporcionando mais segurança aos milhares de motoristas que trafegam pelo local diariamente, vindos das mais diferentes regiões do país. “Fazemos um apelo às nossas lideranças políticas e esferas governamentais para que olhem para a BR-153 - essa rodovia que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul e ao Paraná”, pontua Roberto Canesso.
Construção de Passarelas
Conforme Veira e Canesso, o tráfego intenso de veículos na BR-153 representa um risco para as famílias que trabalham nas imediações e que precisam cruzar a via todos os dias para terem acesso às suas residências. A ACIC propõe elaboração de um projeto técnico que contemple a execução dessas obras.
Trevão do Irani
Essa tem sido uma bandeira permanente defendida pela ACIC. Historicamente, muitos acidentes fatais ocorreram no entroncamento das BRs 153 e 282. Recorrentes reclamações foram feitas às autoridades, porém, nenhuma atitude foi tomada pelo Governo Federal. A ACIC vem fortalecendo um movimento junto aos representantes políticos pela construção de um elevado no Trevão - uma medida que poderá reduzir significativamente os riscos de acidentes no local.