A presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Maria Luisa Lasarim, participou na segunda-feira, dia 14, da apresentação de um documentário na Câmara de Vereadores de Concórdia sobre o impacto da construção da Barragem da Usina Hidrelétrica de Itá para os moradores atingidos. O material faz parte da tese de doutorado e retrata os reflexos da construção à saúde mental dos ribeirinhos.
Mais de 100 depoimentos foram coletados. Os moradores comentam sobre a situação crítica das comunidades do interior, após a construção da usina, relatando consequências de ordens econômicas e sociais. O vídeo, apresentado às autoridades mostra que alguns moradores sentem até hoje os impactos do empreendimento. Alguns chegam a reclamar da fragilidade no fornecimento de energia elétrica, justamente numa área que é atingida por uma Usina Hidrelétrica.
Autoridades locais participaram da apresentação do documentário. O município de Concórdia é o que possui a maior área atingida pela usina. Além disso, mais dez cidades são atingidas. O documentário foi desenvolvido nas próprias comunidades, mostrando a reação das pessoas que ainda cobram indenizações e que se sentem prejudicadas com o empreendimento. A psicóloga, autora da pesquisa, fez questão de enfocar os impactos que foram causados à saúde mental das pesssoas.
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários