A diretora administrativa e financeira da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Elizeth Pelegrini, e a gestora executiva da entidade, Maria de Lourdes Dal Piaz, participaram na manhã desta sexta-feira, dia 28, da Assembleia Geral Ordinária da GARANTE OESTE, em Chapecó. A GARANTE OESTE é um órgão que analisa os projetos e pedidos de financiamento pleiteados por seus associados e assume o risco de inadimplência e eventuais falências. Nestes casos, a SGC honra a garantia ante o credor e passa a conduzir o processo de recuperação das perdas com a associada inadimplente ou falida. A ACIC Concórdia é uma entidade parceira do órgão. A diretora Elizeth Pelegrini integra o Conselho de Administração da GARANTE OESTE. O Conselho de Administração é presidido por Arno Pritch, que integra a Associação Empresarial de Chapecó.
Sediada em Chapecó, a GARANTE OESTE foi fundada em maio de 2014 com o objetivo de elevar a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas. Sua missão é emitir cartas de garantia de crédito para facilitar a concessão de financiamentos e diminuir os encargos financeiros dos pleitos de micro e pequenos empreendedores que buscam capital de giro e investimentos nas instituições financeiras.
As SGCs são sociedades de caráter privado, cujo objetivo é complementar as garantias exigidas aos seus associados nas operações de crédito junto do sistema financeiro. Além disso, podem fornecer aval técnico, comercial e assessoria financeira. São formadas essencialmente por empresas, mas podem também ter a participação de entidades públicas e outros apoiadores. Seu objetivo principal é a promoção da competitividade e desenvolvimento empresarial, por meio do acesso ao crédito e assessoria financeira para as empresas associadas.
A Sociedade Garantia de Crédito não realiza empréstimo ou financiamentos, mas presta garantias de aval ou fiança nas operações de crédito de suas associadas com as instituições financeiras. As garantias podem também ser dadas aos fornecedores das associadas (aval comercial) ou em processos de licitações (aval técnico).
0 Comentários