Oito destinos brasileiros foram reconhecidos nesta terça-feira (05/10) na lista dos 100 destinos locais e regionais em todo o mundo que estão dando passos de melhorias e fazendo progressos promissores para uma indústria do turismo mais sustentável, o TOP 100 Green Destinations. Dos destinos, quatro são catarinenses.
Para o diretor do Programa DEL na Facisc, Rogério Maldaner, esta é uma grande oportunidade para levar o nome do DEL e da Facisc ao conhecimento de todos e certamente este reconhecimento mundial é um grande diferencial. “A rede DEL acaba trazendo muito valor agregado e com o desenvolvimento econômico local, permite aos municípios crescerem com qualidade de vida. Isso faz com que tenhamos exemplos inspiradores e boas práticas de gestão compartilhadas”, ressaltou.
O reconhecimento aconteceu durante um dos principais eventos de turismo sustentável internacional, o Global Green Destinations Days, evento anual do Green Destinations para conectar profissionais de sustentabilidade, destinos e conselhos de turismo por meio de boas práticas.
A seleção na lista anual é uma verificação de sustentabilidade que garante que os participantes sejam destinos que estão fazendo esforços e progredindo em direção a uma indústria de turismo mais sustentável e responsável. A seleção para a lista é baseada em avaliações de Histórias de Boas Práticas. “O turismo é uma grande força que temos aqui no Brasil e essas cidades agora vão poder sustentar com orgulho esse título e com isso permitir o crescimento e o desenvolvimento no seu entorno e trazendo assim mais qualidade de vida, um melhor retorno além da melhoria da autoestima das pessoas e até mesmo mais produtividade”, destacou Maldaner.
Os concursos dos Top 100 e o Top 100 Stories Awards são uma iniciativa da Green Destinations e do programa Quality Coast Awards, apoiado por entidades de diversos países.
Entre outros benefícios, a participação no concurso pode trazer inúmeros benefícios aos destinos selecionados como por exemplo: o direito de usar o logotipo dos 100 melhores de 2021 e outro material de marketing, a exposição na cerimônia de inauguração do Global Green Destinations Days (GGDD) 2021, e coleta do Top 100 Certificate and Score card. a oportunidade de apresentar sua história de boas práticas no GGDD 2021, a exposição como finalista ou vencedor no prêmio Top 100 Destination Sustainability Stories Awards no ITB Berlin 2022 no caso de uma história de Boas Práticas indicada e coleta do certificado do prêmio ITB, a exposição através dos canais de mídia social Green Destinations como parte da campanha 2021 Top 100 de mídia social.
“É com muita satisfação que vemos pelo segundo ano consecutivo o Brasil como destaque com vários destinos, alguns novatos, na prestigiada lista do Top 100 da Green Destinations. Isso mostra que, ao contrário do que o mundo possa pensar da gente, aqui há diversos atores buscando desenvolver não somente um turismo mais atraente e sustentável, mas um mundo melhor para todos. Eu e toda a equipe da Green Destinations ficamos mais felizes por saber que esses destinos não estão trabalhando sozinhos, pelo contrário, fazem parte de uma rede, ou melhor, comunidade nacional que envolve os setores público, privado e da sociedade civil organizada, possibilitada pelo programa Del Turismo da FACISC”, ressaltou, Lysmar Freitas. coordenador da Green Destinations no Brasil.
O DEL Turismo
Nascido do programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL) para atender a demanda das associações filiadas e de diversas prefeituras catarinenses por promover um programa específico para o desenvolvimento econômico.
Conheça os 08 destinos brasileiros que ganharam o TOP 100 Green Destinations:
0 Comentários