Conselheira da ACIC participa de reunião sobre Resíduos Sólidos

Conselheira da ACIC participa de reunião sobre Resíduos Sólidos

ACIC Concórdia


Notícia
Por ACIC Concórdia
em 25/09/2014
A conselheira da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Daniely Argenton, participou de uma reunião na tarde desta quinta-feira, dia 25, na sede da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc). O tema do encontro foi "Resíduos Sólidos".

Desde o início do ano a equipe do Consórcio Lambari está elaborando o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para os 16 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense.

A equipe está elaborando a Meta 3 - Aspectos Gerais do Planejamento das Ações, que consiste na definição das diretrizes e estratégias para atender as exigências da Lei 12.305/2010 e da Lei 11.445/2007, enfatizando a questão da sustentabilidade econômica e ambiental. Esta Meta busca trabalhar com os diferentes aspectos dos resíduos sólidos, propondo arranjos regionais e propostas de gestão associada intermunicipal.

Nas diretrizes e estratégias do Plano estará descrita a ordem de prioridades, da precedência obrigatória da não geração, redução, reutilização e reciclagem, sobre o tratamento e a disposição final, de forma a não inibir a concretização da logística reversa e da responsabilidade compartilhada pela gestão, peças centrais da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os planos ainda irão contemplar a recuperação e valorização máxima dos diversos materiais, incorporando soluções para redução da disposição dos rejeitos ricos em matéria orgânica nos aterros, de forma a reduzir a geração de gases maléficos à atmosfera e aumentar a vida útil dos aterros.


Como no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, as diretrizes precisam ser entendidas como as linhas norteadoras, e as estratégias como a forma ou meio para sua implementação. As diretrizes e suas estratégias definirão as ações e os programas para que sejam atingidas as metas que serão fixadas no processo participativo de diálogo entre o Comitê Diretor e o Grupo de Sustentação, responsáveis pela preservação de aspectos indissociáveis: o conhecimento técnico e o envolvimento participativo da coletividade.

Fonte: PG Comunicação

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter