A Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) divulga levantamento que aponta o perfil do empresariado de Santa Catarina. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) publicou o resultado da linha de base realizada em março deste ano com mais de 800 empresários do Programa Empreender com o objetivo de realizar estatísticas para entender o cenário empresarial catarinense e criar um planejamento estratégico que servirá de referência para tomadas de decisões e trabalhos que serão desenvolvidos junto às empresas nos próximos anos.
Foram analisados questões de gênero, nível educacional, práticas ambientais, porte das empresas, entre outros. Chama a atenção que 64% das empresas são lideradas por homens, e apenas 36% por mulheres. Entre as pesquisadas, 77% possuem empresários com nível superior e a maioria, 92% são micro e pequenas empresas.
Outra questão foi a de participação em eventos de negócios locais ou nacionais, sendo que 45% dos empresários participam de rodas de negócios e eventos afins em suas regiões e no país. Outros 6% costumam participar de eventos internacionais.
Em termos do que as empresas procuram a pesquisa mostrou que os empresários demonstram mais interesse por Rodas de Negócios, cursos e capacitações e negociações de produtos e serviços. Também mostrando que as empresas ainda apresentam um baixo nível de compras e vendas via internet, apontando uma área de potencial a ser explorada.
Outra área que demonstra, pelos dados, que pode ser melhor administrada é a das práticas ambientais. Nessa questão 59% das empresas dizem que realizam práticas para reduzir as emissões de poluentes, 55% de resíduos, 25% praticam a reciclagem e a redução do consumo de água e apenas 20% praticam a redução de energia.
A pesquisa faz parte do programa de cooperação internacional Al Invest 5.0, o principal projeto da União Europeia para o setor produtivo da América Latina que tem como objetivo aumentar a produtividade das MPEs latino-americanas como uma forma eficaz e sustentável para combater a pobreza. A Facisc é uma das 22 entidades na América Latina contempladas para realizar o Programa.
Em sua quinta edição, o AL-Invest 5.0 é coordenado por um consórcio liderado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, Bolívia (CAINCO) e conta ainda com a participação da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
A Facisc realizará outra pesquisa no final do ano 2018 para um comparativo e avaliação da evolução dos diversos aspectos empresariais.
Fonte: ASCOM FACISC
0 Comentários