CONER participa de Fórum sobre a Rota do Milho

CONER participa de Fórum sobre a Rota do Milho

ACIC Concórdia


Notícia
Por ACIC Concórdia
em 01/12/2017
A Cooperativa do Núcleo dos Empreendedores Rurais (CONER), associada à ACIC, esteve presente no Fórum de Integração - Rota do Milho - em Chapecó. O evento teve o objetivo de ampliar a discussão sobre as oportunidades de complementaridade socioeconômica entre Brasil, Argentina e Paraguai, considerando o polo mundial de produção de proteína animal existente na região Oeste de Santa Catarina e as possibilidades de geração de renda para os países vizinhos. Com este foco, o I Fórum de Integração – Rota do Milho, evento que faz parte do III Mercosul Cidadão – reuniu lideranças do Brasil, Paraguai e Argentina, na última quinta-feira (30), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

O evento segue até esta sexta-feira (1º) e representa uma oportunidade para debater as soluções para o suprimento de grãos por meio da viabilização do transporte integrando Paraguai, Argentina e Santa Catarina. A iniciativa é do Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira de SC (NFSC) e Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para o Oeste de SC com apoio do SEBRAE/SC. O Mercosul Cidadão é promovido pela Prefeitura de Chapecó, União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM) com apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O coordenador do NFSC e diretor da Secretaria de Estado do Planejamento, Norton Boppré, realçou que pela primeira vez o Seminário Mercosul Cidadão tratou da Rota do Milho – um assunto de grande importância ao setor produtivo.

- A consolidação da Rota é uma preciosa matéria-prima para o setor. É um assunto de grande relevância para a economia regional, pois abastecerá as cadeias produtivas do leite, aves e suínos em uma região que é o maior polo de proteína animal, pois o milho é um insumo de grande relevância para manter a cadeia produtiva - comenta.

Segundo ele, o objetivo é discutir alternativas para buscar grãos numa localidade de menor distância.

- Desde 2013, esse tema vem sendo debatido e a conquista da Rota é fundamental para a cadeia produtiva do agronegócio, visando que o setor consiga reduzir custos com transporte de grãos e eleve a competitividade. Restam ainda acertar algumas demandas que possam atender os interesses dos países envolvidos - explica.

O grande avanço, segundo Boppré está relacionado ao fato do assunto ter despertado interesses mútuos, reunindo entidades empresariais, governos dos Países envolvidos. O segundo aspecto foi o entendimento de que é necessário estabelecer o corredor através de balsas para travessia de caminhões carregados com grãos, atravessando Rio Paraná, chegando à Província de Missiones e circulando por rodovias para chegar ao Oeste.

Fonte: PG Comunicação

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter