A Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), a Administração de Concórdia, Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Câmara de Vereadores manifestaram, através de seus representantes, posição contrária à exclusão do trecho da BR 153 entre Irani e a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul do Programa de Exploração de Rodovias. A proposta foi apresentada na Audiência Pública realizada nesta quinta-feira, 23, em Chapecó, como parte dos procedimentos metodológicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo a agência, a retirada do trecho reduziria o valor médio dos pedágios que serão cobrados ao longo da concessão.
Para defender a posição de Concórdia, o prefeito João Girardi decidiu enviar uma delegação a Curitiba para a segunda Audiência Pública sobre o assunto, que será realizada nesta sexta-feira, dia 24, em Curitiba, no Paraná, a partir das 13h. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clélio Ivo Dal Piaz, representará o governo municipal; Sérgio Radin (diretor para assuntos de Prestação de Serviço) viajará em nome da Associação Empresarial, e pelo setor de transportes de cargas irá participar o representante do Setcom, Tarcísio Vizotto.
"Não podemos aceitar a proposta de exclusão porque, apesar da cobrança de pedágio, é uma oportunidade de modernização do principal sistema viário que atende Concórdia e a região", desta o secretário de Desenvolvimento de Concórdia. O empresário Paulo Simioni entende que "excluir esse trecho é mudar as regras com o jogo andando, com o que nós não concordamos". Sérgio Radin, diretor da ACIC, lembra que a luta pela inclusão do trecho da BR 153 que atende Concórdia vem de longa data. Um dos resultados esperados com a concessão é a implantação de vias marginais (paralelas) à rodovia para facilitar a ampliação econômica.
Propostas
Na Audiência Pública em Chapecó, as lideranças de Concórdia protocolaram mais três sugestões: a construção de um trevo completo (com passagem em dois níveis) para o acesso à cidade; a mudança do Praça de Pedágio do KM 90,5 para o KM 84 ou para o KM 112; e a inclusão de vias marginais em toda área urbana ao longo da SC 153 em Concórdia, que vai do KM 89 ao KM 112.
O vereador Vilmar Comassetto representou a Câmara de Concórdia e deu apoio às propostas, a exemplo do que também fizeram os deputados federais Esperidião Amin, Pedro Uczai, Valdir Colatto e Celso Maldaner e os deputados estaduais Dirceu Dresch e Cezar Valduga, todos presentes ao evento. Outra manifestação favorável foi do presidente da Federação Catarinense de Municípios, prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori.
Fonte: Ascom Prefeitura de Concórdia
0 Comentários