Comandante da PM envia nota à ACIC

Comandante da PM envia nota à ACIC

ACIC Concórdia


Notícia
Por ACIC Concórdia
em 17/02/2015
O comandante da Polícia Militar de Concórdia, Edvar Fernando da Silva Santos, enviou uma nota à Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), manifestando-se sobre o crescimento da criminalidade. Entre algumas das causas está a legislação defasada, citando que o Código Penal é muito antigo (1940).

Conforme o comandante, é imprescindível que a bancada catarinense no Congresso Brasileiro (deputados federais e senadores), tome uma iniciativa inédita (descentralizar o sistema penal brasileiro), ou seja, seguir o modelo Norte Americano, os EUA que é também uma federação, porém, cada estado faz sua lei penal e processual penal, neste caso a constituição apenas definiria alguns limites aos entes.

Segundo o comandante da Polícia Militar, desta forma cada estado adotaria suas leis penais, ou o seu código de processo e código penal O povo através de seus representantes é quem escolheria uma lei moderna e forte, ou uma lei antiga, ineficaz e protetiva de bandidos, assim em alguns estados a bandidagem seria bem vinda, noutros seria rechaçada.

Edvar Fernando da Silva Santos pontua que especificamente nos 13 municípios do 20º BPM, a Polícia Militar e Polícia Civil, MP e PJ continuam trabalhando, tanto é que que em Concórdia e região do Alto Uruguai, o índice de criminalidade é baixíssimo, “o que é bom e ruim ao mesmo tempo”.

“É bom pela tranquilidade que vivemos em meio a um povo cordial e trabalhador, pelo esforço da polícia que trabalha 24 horas ininterruptas, dia e noite, faça frio ou calor patrulham as ruas. É ruim pelo fato da população ignorar os cuidados mais básicos para proteger sua integridade física e o seu patrimônio".

“Estamos inseridos numa sociedade violenta, vivemos ao lado de Chapecó e Erechim - RS, de onde migram pessoas voltadas ao crime, e encontram uma população desavisada ou despreparada, e ainda contam com informações de infratores locais, que possivelmente indicam onde atacar”, assinala o comandante.

Dicas de Segurança


1 - Não manter em caixa grandes quantias em dinheiro;
2 - Não manter grandes somas de dinheiro em residência/casa;
3 - Reforçar ou instalar grades nas portas e janelas das casas e similares;
4 - Instalar nas casas e estabelecimentos comerciais, alarmes, se possível monitorados;
5 - Instalar sistema de vídeo-câmeras nas lojas;
6 - Antes de acionarem o portão da casa (abrir), fazer uma volta pela quadra para verificar se está tudo bem, se houver suspeitos dar a volta e ligar para o 190;
7 - Evitar comentar sobre vendas e movimentação financeira da empresa;
8 - Preferir os bancos que adotem sistema isolado e discreto para atendimento do empresario;
9 - Se possível contratar sistema de rastreamento dos aparelhos de telefone celular para toda a família;
10 - Se possível contratar sistema de rastreamento dos veículos da empresa e particulares, inclusive os dos filhos;
11- Pesquisar a vida pregressa dos funcionários (onde moram, se possuem passagem pela polícia etc);
12 - Fazer caminhos diferentes todos os dias, pois a rotina é percebida;
13- Contratar empresa especializada para fazer transporte de valores para depósito em bancos.
14 - Adotar uma senha para que o familiar antes de entrar em casa, possa informar se esta seguro, se está em risco, se está na mira de uma arma etc.
15- Antes de dormir, verificar se janelas e portas estão trancadas, confira se os veículos estão fechados

Fonte: PG Comunicação

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter