Centro de Inovação Tecnológica é uma realidade

Centro de Inovação Tecnológica é uma realidade

ACIC Concórdia


Notícia
Por Paulo Gonçalves
em 07/06/2021

O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Sérgio Domingos Radin, participou na manhã desta segunda-feira, dia 07, da assinatura de um protocolo entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, e a Prefeitura Municipal de Concórdia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, que insere oficialmente o Município de Concórdia na Rede Catarinense de Centros de Inovação.


Para o presidente da ACIC essa é mais uma conquista para a sociedade local. "A inovação tem proporcionado o surgimento de novos negócios, alavancando o empreendedorismo no nosso município. A implantação do Centro de Inovação Tecnológica abrirá a possibilidade de que novos empreendimentos sejam criados, contribuindo com o desenvolvimento local", pontua Radin.


Segundo o presidente, o Centro de Inovação Tecnológica é uma das bandeiras da ACIC. "Nossa entidade vinha defendendo essa bandeira há muitos anos, monitorando o andamento de todos os processos para que esse projeto fosse concretizado", acrescenta.


O secretário de Estado, Luciano Buligon, destacou que Santa Catarina é uma referência em inovação no Brasil e que as startups já representam uma contribuição de 6% no PIB catarinense. Buligon elogiou a iniciativa de Concórdia estruturar um local para apoiar os empreendedores com iniciativas nesta área. "O Estado vem implantando uma política de desenvolvimento pautada pela inovação, o que proporciona também mais agilidade em seus processos", falou Buligon.


O prefeito Rogério Pacheco comentou os primeiros passos para a implantação de um Centro de Inovação no município foram dados em 2017. Concórdia criou uma Lei específica, estruturou um Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação e em seguida abrigou o Centro. "A indústria 4.0 é uma realidade cada vez mais presente em nosso dia a dia. E no Centro de Inovação vamos poder dar condições para que novas idéias possam ser viabilizadas", disse Pacheco. 


O secretário Wagner Simioni lembrou que Concórdia já é um pólo consolidado na área de software e que algumas startups surgidas nos últimos dois anos inspiraram novos empreendedores a ingressar no negócio. "Vejo que temos um potencial muito grande e que a troca de experiências dentro do ecossistema da inovação vai possibilitar surgir novas ferramentas que poderão auxiliar vários ramos da indústria 4.0", observou Simioni.


PG Comunicação e ASCOM Prefeitura de Concórdia


Foto: Lana Correa Pinheiro

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter