O BNDES aprovou em caráter emergencial, medidas socioeconômicas de execução imediata com o objetivo de ajudar a mitigar os efeitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
Uma delas foi a suspensão temporária de pagamento de amortizações de empréstimos para os clientes do Banco, medida conhecida no mercado como standstill, que foi reaberto em abril de 2021.
Suspensão de pagamentos - 2021
Em sua terceira rodada, o standstill poderá ser solicitado para as seguintes operações:
indiretas automáticas com micro e pequenas empresas de todos os setores ou com empresas de setores específicos, independente do porte, de maio a outubro de 2021; e
diretas, indiretas não-automáticas e mistas para setores específicos, independente do porte, até 30.06.2021.
A suspensão temporária de pagamento de principal e juros é de até 6 meses, com possibilidade de alongamento do prazo total de financiamento por até 18 meses e, em alguns casos, alteração do sistema de amortização. O Setor Audiovisual poderá suspender o pagamento de juros e principal por 12 meses.
Caso o cliente esteja com alguma prestação em aberto, os efeitos da suspensão poderão retroagir até a primeira prestação em aberto após 15.02.2021.
Como solicitar
Nas operações diretas e mistas, para solicitar a suspensão relativa aos subcréditos diretos, entre em contato com seu gerente no BNDES ou acesse este formulário.
Para operações indiretas não automáticas e subcréditos indiretos de operações mistas, a suspensão deverá ser negociada pelo cliente com o agente financeiro, que, caso concorde, deverá encaminhar o pedido de suspensão ao BNDES.
Por fim, em operações indiretas automáticas, a interrupção deverá também ser negociada com o agente financeiro que concedeu o financiamento. Neste caso, a autorização da suspensão dos pagamentos fica a critério do agente financeiro.
0 Comentários