Associação Empresarial de Concórdia apoia demandas do Hospital São Francisco

Associação Empresarial de Concórdia apoia demandas do Hospital São Francisco

ACIC Concórdia


Notícia
Por Paulo Gonçalves
em 24/10/2025

A construção do novo centro cirúrgico do Hospital São Francisco será mais um dos investimentos defendidos pela Associação Empresarial de Concórdia para o próximo ano, dentre outras ações e bandeiras que a entidade vem pleiteando nas mais diversas áreas, sempre priorizando o desenvolvimento econômico local, o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade. Atualmente, existem seis salas cirúrgicas, onde são realizadas cerca de 800 cirurgias por mês. A meta da ACIC, em parceria com o Hospital, é ampliar esse número para 12 salas cirúrgicas, além de uma nova Central de Materiais. 


O investimento estimado é de R$ 12 milhões. Outro avanço previsto para 2026 é a implantação do setor de oncologia, que também conta com o apoio da ACIC. Será buscado apoio junto ao Ministério da Saúde e todas as autoridades necessárias para tornar o projeto realidade.


Conforme o diretor-geral do Hospital, Claudemir Andrighi, as demandas são grandes e o apoio recebido é sempre fundamental. Uma delas é a habilitação da Rede Aline, antiga Rede Cegonha, caracterizada por suporte clinico a gestantes de alto risco, como diabéticas e hipertensas. “Para manter esse atendimento humanizado, é necessário um repasse mensal de aproximadamente R$ 15 mil, valor que a ACIC buscará viabilizar com o Ministério da Saúde e demais parceiros, destaca.


É necessário ampliar o número de leitos, construir um novo centro cirúrgico e fortalecer o hospital como referência regional em atendimento e ensino. Atualmente, o Hospital São Francisco aguarda a autorização do Ministério da Saúde para iniciar seu programa de residência médica, com duas vagas nas áreas de Cirurgia Geral e Clínica Médica. “Estamos pleiteando duas residências médicas: cirurgia geral e clínica geral. O processo está avançado, a documentação está toda montada”, lembra Andrighi. Essa solicitação já está protocolada no Ministério, e a Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) estará cobrando e acompanhando de perto para garantir que essa autorização seja concedida.

Fique bem informado

Assine nossa newsletter