A vice-presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Maria Luisa Lasarim e o diretor administrativo e financeiro, Volnei Magedans, participaram na tarde desta terça-feira, dia 26, da oficialização do Acordo de Cooperação Técnica entre o Hospital São Francisco de Concórdia (HSF) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó. O convênio garantirá a vinda de acadêmicos do Curso de Medicina, a ser iniciado em fevereiro de 2015, para imersões, com objetivo de conhecimento do sistema de saúde da região, e também para residência médica, especialização realizada nos dois últimos anos da graduação. Segundo o reitor pro tempore da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, os acadêmicos virão para o hospital já nas duas primeiras semanas de aula, para o processo de imersão.
Andrioli destaca que a parceria representa ganhos para os dois lados. A universidade fortalecerá a presença por aqui e o hospital receberá futuros médicos, que poderão permanecer na cidade, destacou o reitor pro tempore, ressaltando que o Curso de Medicina está sendo preparado para atender todo o Oeste catarinense. Não será um curso somente para Chapecó. O processo de implantação do curso tem reuniões mensais e já está sendo planejado também a pós-graduação. A contratação dos professores será por meio de concurso público, que ocorre em novembro. Os interessados não precisam ter mestrado e doutorado.
Demanda
A UFFS inicialmente ofertará 60 vagas no curso de Medicina. Mais adiante serão 80. Isso significa que em cinco anos serão 400 acadêmicos na universidade, sendo que todos necessariamente precisam fazer residência, que é critério para a conclusão do curso. Por enquanto, foi assinado convênio com o Hospital Regional de Chapecó e encaminhado com o Hospital Regional São Paulo de Xanxerê, referência em cardiologia. Concórdia é oficialmente a segunda instituição conveniada. Atualmente o município conta com estrutura para médicos residentes em ortopedia, iniciada em 2010. No período já passaram quatro médicos residentes, sendo que um permaneceu em Concórdia, e outros seis seguem fazendo residência.
Expectativa
A Associação Empresarial de Concórdia aguarda com expectativa a abertura de uma unidade da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Concórdia. A entidade tem participado dos debates acerca desse investimento. A instalação da UFFS deverá melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região. Além disso, o campus tende a movimentar a economia regional. A ACIC mantém a mobilização para que Concórdia conte com esse benefício.
Fonte: Texto de apoio e foto: Édila Souza
0 Comentários