Alagamentos, Geração Empreendedora e Bandeiras da ACIC: Assuntos tratados na reunião mensal

em 10/10/2023

Na reunião mensal da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) na segunda-feira, dia 09, os diretores da entidade comentaram sobre os alagamentos que assolaram a cidade nos últimos dias. A ACIC se solidariza e coloca à inteira disposição dos empresários locais. Tão logo ocorreram os primeiros alagamentos, o presidente Cláudio Redin fez uma manifestação nas redes sociais, externando o compromisso da entidade em dar um suporte à classe empresarial.

Segunda Barragem

Durante a reunião mensal, os diretores da ACIC enfatizaram a necessidade de construção de uma segunda barragem de contenção. O Poder Público Municipal já encaminhou o projeto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) que, por sua vez, já autorizou a construção. Agora, a Municipalidade aguarda a liberação dos recursos para dar início aos trabalhos.

Geração Empreendedora

O diretor de Núcleos da ACIC, Jean Paulo Oliveira, comentou sobre a mais recente edição do Programa Geração Empreendedora. A iniciativa visa transmitir conhecimentos sobre empreendedorismo aos jovens estudantes do Ensino Médio, com a participação do Núcleo da Mulher Empresária e do Núcleo ACIC Jovem. Neste ano, o grupo vencedor do Geração Empreendedora, selecionado para a etapa estadual, foi o STeen, com os integrantes: Amanda, Carlos, Douglas, Gabriel e Letícia. Eles apresentaram uma plataforma de lançamento de ideias de jovens para investidores. Os quatro grupos participantes têm a possibilidade de inscrever seus projetos para obtenção de recursos através do Centro de Inovação Tecnológica de Concórdia. A Banca estadual será realizada dia 10 de outubro. A formatura dos alunos será dia 08 de novembro, no Centro Cultural.

Atualização das bandeiras

Durante a reunião mensal, os diretores da Associação Empresarial de Concórdia discorreram sobre algumas bandeiras defendidas pela entidade, voltadas à área de infraestrutura. Sobre as melhorias na BR-153 ainda não há novidades sobre essas obras que têm sido reivindicadas. O presidente da ACIC comentou sobre a revitalização SC-283. O trecho Concórdia/Arabutã está em andamento (dentro do cronograma previsto). O trecho Arabutã/Seara está ainda em fase de elaboração do projeto. O trecho Seara/Arvoredo ainda não foi iniciado e o trecho Arvoredo/Chapecó está em andamento (dentro do cronograma previsto). A duplicação da Tancredo Neves também está em andamento.

Empresário do Ano

A premiação será realizada dia 08 de dezembro na IACC Garden. O evento é uma forma de homenagear a classe empresarial pelo trabalho, a capacidade empreendedora, o arrojo e a relevante colaboração para o desenvolvimento local. A cada ano, a ACIC inova, trazendo atrações que despertam o reconhecimento dos participantes. Neste ano, a novidade é que será escolhida uma lista quíntupla, ou seja, cinco nomes que concorrerão ao título máximo de Empresário do Ano 2023. O lançamento do evento para a imprensa ocorrerá dia 18 de outubro na Faculdade Senac.

Outros temas

A gestora executiva da ACIC, Maria de Lourdes Dal Piaz, comentou sobre alguns temas de interesse da classe empresarial, dentre eles: a Plenária Regional FACISC  em Xaxim; Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Diretor e Presidentes ACI’s , que acontecerá dia 20 de outubro na sede da FACISC em FACISC Florianópolis; o  ENCONTRO FACISC, marcado para os dias 22 e 23 Novembro, na Arena Opus, São José/SC ; 3º HAPPY HOUR Núcleo da Mulher Empresária, que será realizado na quinta-feira, dia 26, às 19h00, na Pizzaria Degustare.

Por fim, foram tratados outros assuntos como: Lançamento II Copa Galo de Futebol Sub 17 – Águas do Oeste Catarinense, Convention e Visitors Bureau (dia 19 de outubro na  ABC Piscina Clube); Entrega do Título Cidadão Concordiense para Giselda Frank e Edison Ribeiro, dia 23 de outubro na Casa da Cultura;  Programa Caminhão Escola Avançado – FABET em Concórdia, de 24/10 a 27/10  e Palestra da AECOM com o tema: Adequação de Acessibilidade em edificações existentes, com o Engenheiro Daniel Faganello, dia 31/10 (quarta-feira), às 19h00, bo auditório da Auditório Câmara de Vereadores.