O Sebrae disponibiliza, através da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), o Projeto ALI - Agentes Locais de Inovação. trata-se de uma proposta do SEBRAE Nacional e que iniciou em Santa Catarina, em 2011, para atendimento contínuo nas empresas. Representa um modelo de atendimento que visa fomentar a inovação nas pequenas empresas, em produtos, processos e gestão. O projeto é uma iniciativa do Sebrae com a parceria do CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para a promoção da inovação nas pequenas empresas.
Quem são os profissionais ALI Agentes Locais de Inovação?
São profissionais rigorosamente selecionados por meio de edital e com no máximo 2 anos após a conclusão do ensino superior.
No ano de 2013 foram selecionados, via edital, mais 40 profissionais que receberam capacitação intensiva em inovação para atuar com o setor do varejo e acompanhar 2.400 micro e pequenas empresas no estado ao longo dos próximos 24 meses.
Quais as atividades que o Agente Local de Inovação desenvolve?
- Realizar visitas e diagnósticos;
- Elaborar relatórios, apresentações e buscar informações que subsidiem o acompanhamento à empresa;
- Interagir com os interlocutores que tenham interface com o segmento empresarial;
- Contribuir para a elaboração e acompanhar o plano de trabalho da empresa assistida;
- Acompanhar e facilitar o processo de inovação (do surgimento da ideia até a sua implementação) e aferição de resultados nas empresas assistidas;
- Propor estratégias para que as empresas trabalhem a cultura e o ambiente organizacional da inovação;
- Monitorar sistematicamente os resultados dos processos de inovação auxiliando na manutenção do foco e/ou auxiliando na busca de novas alternativas
- Aproximar as empresas de soluções de inovação.
Como os Agentes Locais de Inovação atuam e qual é o valor do investimento?
Após a empresa aceitar o Termo de Adesão do projeto, o agente realiza um diagnóstico e mensura o grau de inovação da empresa, respeitando sempre a vontade do empresário e a sua situação no mercado. Após este diagnóstico inicial, o Agente Local de Inovação, juntamente com um consultor especialista, realiza um plano de trabalho nominando as atividades que poderão ser desenvolvidas e um cronograma de atuação.
O atendimento do ALI é individual, personalizado e totalmente subsidiado pelo Sebrae/SC. O empresário precisa desembolsar recursos financeiros somente na hora em que decidir implementar as ações inovadoras propostas que vierem a ser adotadas pela empresa.
Como participar do Projeto ALI?
Para participar do Projeto ALI a empresa precisa ter um mínimo de planejamento e gestão empresarial, pois o pressuposto é de que a empresa possua recursos de gestão compatíveis com os desafios que a inovação e abertura de novos mercados irão impor.
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários