ACIC representada no lançamento da licitação para o sistema de esgoto

ACIC representada no lançamento da licitação para o sistema de esgoto

ACIC Concórdia


Notícia
Por ACIC Concórdia
em 04/02/2015
O diretor dos Núcleos Setoriais da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Alberto Stringhini, participou na tarde desta quarta-feira, dia 4, em Florianópolis, do lançamento do edital de licitação para a implantação do sistema de esgoto de Concórdia. A ACIC foi uma das entidades que lutou para que essa obra se tornasse realidade.

O lançamento do edital é um passo importante para que, depois de muitas mobilizações, a cidade passe a ter um sistema de esgoto. A intenção da Casan é iniciar as obras ainda neste primeiro semestre. Os investimentos são de cerca de R$ 39 milhões. “O lançamento do edital representa um marco para Concórdia e para a Associação Empresarial. É uma conquista da sociedade”, pondera Alberto Stringhini.

A ACIC teve uma importante participação nas discussões. Os diretores da entidade estiveram em audiências públicas e cobraram, permanentemente, uma posição do Governo para que executasse os investimentos necessários. Os debates e as constantes insistências deram certo. Com a licitação aberta, a obra tende a ser concretizada.

Participaram também do ato (no gabinete do governador, Raimundo Colombo) o prefeito em exercício, Neuri Santhier, o secretário estadual da agricultura, Moacir Sopelsa, o deputado estadual, Neodi Saretta e o secretário de desenvolvimento regional, Fábio Ferri.

Concórdia produz muito na área do agronegócio e com 72 mil habitantes é necessário um saneamento básico para a qualidade de vida e também para a exportação dos seus produtos. É um investimento estratégico que depois de vencida todas as etapas burocráticas como licenças ambientais, projetos e financiamentos, a obra poderá ser concretizada e o município terá um ganho extraordinário”, disse o governador Raimundo Colombo.

Serão construídos 55,7 mil metros de rede coletora de esgoto com 6,1 mil metros de emissário terrestre. No projeto também está incluída a execução de 3 mil ligações domiciliares, além da construção de uma estação de tratamento para vazão de 60 litros/segundo.

O presidente da Casan, Valter Galina, falou dos investimentos da estatal em todos os municípios catarinenses e dos números positivos no último ano. “Estamos implantando esgotamento sanitário em 37 municípios e nos próximos três anos vamos elevar os atuais 18% de cobertura de esgoto para 49%. Um percentual muito próximo dos melhores estados brasileiros. Em 2014, a Casan apresentou lucro operacional e aumentou a capacidade de investimento. Isso nos permite fazer obras fundamentais”.

A população beneficiada será de 25,7 mil habitantes, passando o índice de cobertura de 7% para 42%. Do total investido, 58% serão com financiamento da Caixa Econômica Federal e os outros 42% com recursos próprios da Casan.

Segundo o prefeito em exercício, Neuri Santhier, a obra é de grande importância para melhorar a qualidade de vida da população de Concórdia. “Investimentos como esse ajudam a população e a economia do município, especialmente na área urbana. É uma reivindicação de muito tempo para a realização desse investimento no segundo maior município do Oeste do Estado”.


Foto: Luiz Henrique Monticelli

Fonte: PG Comunicação

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter