A Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) foi representada na manhã desta segunda-feira, dia 16, na reunião do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). O diretor para assuntos da Indústria, Fábio Dias, designou dois representantes para o encontro: Marcelo Antonio Munzlinger - Gerente de Manutenção e Alceu Luiz Piovesan - Gerente de Agropecuária, ambos da Unidade BRF Concórdia. Na reunião, o prefeito de Concórdia, Rogério Luciano Pacheco, confirmou o decreto de Situação de Emergência em função da estiagem que assola a região.
Os caminhões da prefeitura têm feito o transporte sete dias por semana para dar conta da demanda e mesmo assim, há fila de espera. Empresas como a BRF já transportam água, sem interrupção, durante as 24 horas. Perdas na produção de grãos, queda na produção de leite e preocupação com o fato de que, devido à falta de chuva, a pastagem não rebrota, consequentemente menos alimento para o gado de corte e de leite, além da previsão do tempo não apontar chuva significativa para os próximos meses em Concórdia, fez com que o prefeito Rogério Pacheco decretasse Situação de Emergência nesta segunda, 16. “Diante do que estamos passando, é a decisão mais coerente e adequada para o momento”, comenta.
De acordo com o coordenador regional da Defesa Cilvil, Adilson de Oliveira, até o final de maio, persiste a condição de estiagem hidrológica, isto é, a chuva que poderá ocorrer, não será suficiente para normalizar os reservatórios. A Casan informou que a situação de estiagem demanda cuidados e que a população precisa ajudar economizando água para não faltar, pois desde outubro do ano passado não chove de forma significativa.
Miro Toldo, do setor de urbanismo da prefeitura, destaca que há pedidos para que as ruas não pavimentadas sejam molhadas, mas a prioridade neste momento é atender o interior, que necessita da água para consumo humano e animal. “Agora, mais do que nunca, usar a água com respeito e economia é um dever de todos nós”, encerra.
Informações complementares e fotos: ASCOM Prefeitura de Concórdia
0 Comentários