O Conselho Deliberativo da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUMDEMA) esteve reunido nesta quinta-feira, dia 18. O diretor para assuntos da indústria da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Rafael Menute, esteve presente. O encontro ocorreu no escritório da FUMDEMA. Na abertura dos trabalhos, o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Gilberto Romani, fez uma explanação sobre as atividades que estão em fase de desenvolvimento.
Uma das ações é o planejamento para a limpeza do canal do Rio dos Queimados. Conforme Romani, essa é uma das preocupações da FUMDEMA, que constatou a necessidade de supressão da vegetação, que cresce dentro do rio, e fez alguns encaminhamentos para ter a autorização para a realização dos trabalhos. A ação ainda não tem data definida, pois depende de uma licença emitida pela Fundação de Meio Ambiente (FATMA), que já sinalizou positivamente quanto à autorização.
O superintendente da FUMDEMA, Gilberto Romani, informa que depois de constatada a necessidade de "uma limpeza" no Rio dos Queimados, que neste primeiro momento contempla somente a supressão da vegetação, a Fundação reuniu as entidades ligadas área para expor a situação, sendo que todos concordaram com a importância da ação.
A FUMDEMA solicitou dois tipos de licença. Uma autoriza a supressão da vegetação, que será realizada de forma braçal. Para um segundo momento, foi solicitada a licença para assoreamento, que significa retirar do leito tudo que foi se acumulando com o tempo, como entulhos, terra, pedras, galhos, dentre outros. Neste caso, a licença autoriza o trabalho com máquinas dentro do leito. Como a Fumdema depende da emissão das licenças, ainda não há uma previsão de data para iniciar os trabalhos.
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários