ACIC recebe sugestão da Copérdia

em 30/04/2015
Em reunião itinerante, que ocorreu na segunda-feira, dia 27, na Copérdia, o presidente da Associação Empresarial de Concórdia, Edson Argenton, e demais diretores da entidade, ouviram as ponderações da cooperativa sobre uma das necessidades prementes para o desenvolvimento da região.

Durante o encontro, a Copérdia apresentou os resultados de um trabalho elaborado pela área de logística da cooperativa, dando foco a preocupação com relação à competitividade da região no que diz respeito ao posicionamento logístico. Conforme Martini, o oeste do estado possui apenas o modal rodoviário. “É o fator mais crítico que enfrentamos hoje. Demonstramos as diferenças de custos de produzir na região, traçando um comparativo com outras regiões do estado e do país que possuem uma estrutura logística mais avançada”, pontua Vanduir Martini.

Para o segundo vice-presidente e diretor geral da Copérdia é fundamental que os prefeitos da região discutam sobre esse tema com mais profundidade. “Os prefeitos, aparentemente, ainda não estão totalmente familiarizados com essa problemática. Estamos tratando do empobrecimento da nossa agricultura. Temos que competir com regiões dotadas de rodovias duplicadas, ferrovias e uma condição de logística mais adequada. Se estamos competindo com essas regiões, é sinal de que alguém está pagando essa conta. E esse alguém é o produtor”, assinala Martini.

A direção da Associação Empresarial de Concórdia comprometeu-se em levar a preocupação da Copérdia adiante. A ideia é inserir o tema no Mapa Estratégico da entidade – um mecanismo que pontua as necessidades da região, buscando meios para garantir que as esferas governamentais discutam e, dentro de um planejamento, atendam as demandas existentes.