A Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) recebeu uma resposta da moção, encaminhada à Federação das Associações Empresariais do Estado de Santa Catarina (FACISC), pedindo informações sobre melhorias no abastecimento de água e a implantação do sistema de esgoto de Concórdia. Na segunda-feira, dia 21, a Federação repassou à ACIC quais as providências anunciadas pela Casan para atender às demandas dos concordienses.
Sobre o Sistema de Esgoto Sanitário, a Casan informou à FACISC que assinou recentemente uma Operação de Crédito com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 25.188. 880,00 para implantação do sistema. Os projetos estão em fase final.
Sobre o Abastecimento de Água, a Estatal informa que foi elaborado um projeto de melhorias operacionais com a implantação de novas adutoras e reservatórios e construção de uma nova Estação de Tratamento com mais capacidade, atendendo a atual e futura demanda de água do município. O projeto, devido ao seu alto custo de implantação e considerando a significativa redução no consumo de energia elétrica do sistema, que prevê desativar 25 das 29 estações de bombeamento, foi protocolado na Celesc para a obtenção de recursos junto à ANEEL. A previsão é de que a proposta seja analisada pela Agência nos próximos meses.
O assunto foi levantado na Plenária da FACISC, que ocorreu dia 27 de novembro do ano passado em Concórdia. Para o presidente da ACIC, Dagnor Schneider, a questão do esgoto está sendo encaminhada pela Casan. A preocupação maior é com o abastecimento de água. A empresa não aponta uma solução a curto prazo para as deficiências de atendimento. "A rede de Concórdia é bastante limitada. A comunidade precisa se mobilizar para que tenhamos melhorias nesta área", observa Schneider.
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários