O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Dagnor Schneider, participou na manhã desta quarta-feira, dia 19, da abertura do Tecnoeste 2014, que é considerado um dos maiores eventos agropecuários de Santa Catarina. Diversas autoridades estiveram presentes.
Estamos felizes por estarmos compartilhando esse evento. O Tecnoeste ė uma marca para a região. É uma grande oportunidade para que o agricultor busque novas tecnologias. Com essa mensagem, o presidente da Copérdia, Valdemar Bordignon, abriu mais uma edição do Tecnoeste. A abertura ocorreu no auditório móvel e reuniu autoridades representativas de todo o Estado. É com grande satisfação que recebemos a todos. Esse evento procura demonstrar o que tem de melhor para as propriedades rurais. O agricultor não vem só buscar experiências. Ele cria relações com os expositores, destaca o diretor do Instituto Federal Catarinense, campus Concórdia, Jolcemar Ferro.
O tema deste ano é Gestão, qualidade de vida e sucessão da propriedade rural. O coordenador do Tecnoeste 2014, Vanduir Martini, ressalta a importância dessa abordagem. Preparamos o evento com o objetivo de fazer algo pela sociedade, especialmente para o agricultor. Estamos mostrando que dentro do Tecnoeste são apresentadas alternativas para que o produtor fique no campo, assinala Martini. Na mesma linha, o pró-reitor Instituto Federal Catarinense, Francisco Sobral, sublinha a pertinência da temática do evento. Qualidade de vida está vinculada às relações humanas. Esse assunto faz com que todos entendamos que é preciso discutir a juventude rural. Chegamos num ponto tecnológico avançado. O nosso viés agora é a formação humana, pondera.
Para Odacir Zonta, representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), é necessário encontrar mecanismos para que as famílias permaneçam no campo. É preciso motivar o produtor, motivar as famílias para que fiquem na propriedade observa. O vice-presidente da Cooperativa Central Aurora, Neivor Canton, enaltece o tema proposto no Tecnoeste deste ano. Parabéns mais uma vez pela escolha deste tema, acentua. Canton lembra da mudança do papel do produtor na agricultura atual. O nosso produtor hoje é um empreendedor rural, complementa.
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), Marcos Zordan, pediu apoio à classe política catarinense para que auxilie o produtor, agilizando os processos de licenciamento ambiental. Pedimos apoio aos políticos. Nós encontramos muitas dificuldades para trabalhar dentro da lei. O produtor faz. Ele sabe fazer. Precisamos de uma condição para que ele produza. Precisamos não ser atrapalhados. É preciso facilitar para quem produz. Nos deixem trabalhar, pontua Zordan. Neste aspecto, o deputado estadual, Moacir Sopelsa, questiona a demora na liberação das licenças. Não é possível que uma licença ambiental demore seis meses para ser liberada, declara. O parlamentar opina também sobre a sucessão da propriedade rural. Os filhos dos agricultores só ficarão no campo se tiverem sustentabilidade, lucratividade, finaliza.
O Tecnoeste 2014 é um evento inserido na programação dos 80 anos de Concórdia. O prefeito de Concórdia, João Girardi, elogia a organização do evento. Girardi manifesta-se sobre o tema do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense. Temos que fazer de tudo para manter o agricultor no campo, ressalta o prefeito. O secretário adjunto da Secretaria Estadual da Agricultura, Airton Spies, destaca o significado do Tecnoeste para o setor produtivo catarinense. O Tecnoeste é um difusor de tecnologias. É a mola propulsora do meio rural, acrescenta. O secretário de desenvolvimento regional de Concórdia, Paulo Pastore, teceu elogios ao evento, destacando o empenho dos organizadores. O Tecnoeste é um ótimo evento. Ele tem a capacidade de levar informação, conhecimento e inovação à propriedades rural, observa Pastore.
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários