ACIC prestigia formatura do Programa Novos Caminhos

em 29/11/2023

O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Cláudio Redin, participou na noite de terça (25)da formatura do Programa Novos Caminhos. Na oportunidade, 22 jovens foram congratulados no auditório do SENAI. Criado em 2013, o Novos Caminhos surgiu com o intuito de mudar vidas, transformando seus resultados por meio da inserção no mercado de trabalho, matrículas em instituições parceiras, e investimentos em serviços psicológicos e odontológicos aos jovens atendidos.

Foram 22 jovens que receberam os certificados. Cada um com sua história, trajetória, identidade e legado. O anseio manifestado pelos participantes do programa envolve diretamente a busca por aprendizado e, por meio dele, um futuro repleto de oportunidades. Entre as histórias compartilhadas na cerimônia, esteve a de J.V., de apenas 15 anos. A estudante do 9º ano da Escola Giuseppe Sette, de Concórdia, é uma das acolhidas no Lar Anjo Gabriel. A aluna tem paralisia cerebral, e dedica-se ao sonho de se tornar médica veterinária. “Gostei muito de ter participado do programa. Foi uma excelente oportunidade. Estou aqui para representar as meninas que estão no abrigo”, pontua a jovem. Esta e muitas histórias compõem mais um ano de realizações no âmbito do programa, cuja importância está na abertura de portas a todos os integrantes, promovendo a responsabilidade social e a solidariedade.

A Juíza de Direito da Vara da Família, Infância e Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões, Thays Backes Arruda enalteceu a iniciativa do Programa Novos Caminhos, destacando um relevante papel de todos os envolvidos, equipes de acolhimento, entidades e, principalmente os adolescentes, destacando a importância de um programa que transmite conhecimentos e que cria novas perspectivas para os jovens que estão em situação de vulnerabilidade.

“Nós ficamos muito felizes. Ao longo de toda essa história já são mais de 1.000 jovens capacitados. É uma oportunidade para que eles estejam inseridos no mundo profissional, tendo competências mais desenvolvidas para o ingresso no mercado de trabalho e para tomarem decisões na vida futura. São jovens que têm um histórico de dificuldades e que precisam do apoio da sociedade”, destaca a gerente executiva regional do SESI SENAI, Marla Custódio.

“A formatura de mais uma turma do Programa Novos Caminhos nos propiciou momentos de muita emoção. Trata-se de uma iniciativa com um relevante cunho social. É muito gratificante observar que esses jovens estão em busca do conhecimento. Eles são grandes vencedores, pois superaram as adversidades e estão se preparando para as oportunidades no mercado de trabalho e, sobretudo, para os desafios que terão em suas vidas”, assinala o vice-presidente da FIESC (Alto Uruguai), Álvaro Luis de Mendonça.

Parceiros

O Programa é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG). E, em 2022, mais três novas instituições passam a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR - Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE /SC e o Serviço Social do Comércio - SESC/Fecomércio.