A diretora para relações institucionais da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) Maria Luisa Lasarim, e gestora executiva Maria de Lourdes Dal Piaz, participaram na manhã desta terça-feira, dia 14, da programação alusiva aos 12 anos de história da Minicidade Cooperativista do Colégio CEM, assinalando uma trajetória de pioneirismo e inovação, que está consolidada como referência no Setor Educacional no Brasil. Com os estudantes reunidos, uma solenidade de comemoração foi realizada nesta manhã. Na oportunidade, ocorreu o lançamento da Plataforma da Minicidade no Digital - Minicidade On. O projeto foi explanado pela presidente da Cooperativa Educacional Magna, Elizeth Pelegrini (diretora administrativa e financeira da ACIC).
A Minicidade Cooperativista do Colégio CEM é um projeto educacional pioneiro e inovador no Sistema Educacional Brasileiro. A proposta tem proporcionado às crianças, experiências reais de cidadania e vida comunitária. Todas as atividades estão alinhadas com a filosofia cooperativista e permitem que os alunos aprendam (na prática) como funciona uma cidade e quais os princípios que devem norteá-la. Na Minicidade os próprios alunos são os responsáveis pela condução dos rumos da pequena comunidade. O projeto é guiado pela Direção da Escola e a Comissão de Trabalho da Minicidade através de Eixos de Atuação: Polo Empreendedor, Cultural, Científico, Financeiro, Político e Comercial, sendo de responsabilidade dos estudantes da Escola, o papel de gerir cada uma dessas áreas
O projeto possibilita aos estudantes conhecimentos sobre os setores básicos de uma sociedade organizada, como: Prefeitura, Câmara de Vereadores, Casa Cultural, Casa da Ciência, Livroteca, Centro de Convenções, Casa da Ocesc (Representando o Sistema Cooperativista), Cooperativas de Crédito, entre outras propostas.
A Minicidade funciona como uma cidade normal, mas com conceitos diferenciados de cidadania. Através de uma eleição, que envolve toda a escola, são escolhidos por votação, o prefeito (a), o vice-prefeito (a) e os vereadores. Os pequenos cidadãos discutem, elaboram projetos e executam ações importantes para a manutenção e o desenvolvimento da Minicidade. Para isso, os professores sugerem atividades que contemplem um mundo mais humano, solidário e sustentável.
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários