ACIC prestigia cerimônia de abertura da 17ª edição do Tecnoeste

em 20/02/2024

A abertura da 17ª edição do Tecnoeste foi marcada pela presença de várias autoridades políticas do Estado de Santa Catarina, além de lideranças regionais e empreendedores do agronegócio, na manhã desta terça-feira, 20, no parque do IFC Concórdia. O Diretor para Assuntos Legais e Institucionais da ACIC Paulo Milléo, representou o presidente da ACIC Cláudio Redin.

Mais de 300 expositores marcam presença na 17ª edição do Tecnoeste. O evento que difunde as tecnologias voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento do meio rural teve início nesta terça-feira e encerra na quinta-feira com o tema: "Gestão, Qualidade de Vida e Sucessão na Propriedade Rural". Iniciativa da Copérdia em parceria com o Instituto Federal, campus Concórdia, o Tecnoeste cresce a cada edição, com novas demonstrações, novos aprendizados e as mais avançadas tecnologias.

A expectativa é de que cerca de 35 mil pessoas participem da edição deste ano. Como já é de praxe, muitas tecnologias serão compartilhadas e novos conhecimentos serão disseminados a todos que participarem do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense.

Os últimos dias foram de muito trabalho no Parque do Tecnoeste, localizado no Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia. As coordenações seguem engajadas para oferecer a melhor experiência aos visitantes.

No Tecnoeste, são apresentadas as mais diversas inovações no universo do Agronegócio, dando ênfase nas áreas de Agregação de Valor, Agricultura, Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Horto Medicinal, Meio Ambiente, Ovinocultura, Piscicultura, Reflorestamento e Suinocultura.

Abertura oficial

Os portões da 17ª edição do Tecnoeste foram abertos na terça-feira, dia 20, a partir das 08h00, com abertura oficial a partir das 10h00. O momento contou com a presença de autoridades locais, do estado e do país.

Segundo dia

Para a quarta-feira, dia 21, um dos destaques da programação será o Seminário do Leite, que ocorrerá no auditório do IFC. Três palestras serão realizadas: "Estratégias para melhorar o conforto de vacas no desafio do verão”, com o palestrante Emanuel Mânica, doutor em produção animal com ênfase em ambiência; “Como é feita a gestão técnica e econômica na granja leiteira Tomazetto de Alto Bela Vista”, com a palestrante Leticia Tomazetto Bervian e,por fim, "Condução da sucessão familiar na propriedade Woloszyn de Concórdia”, com os palestrantes: Natalino, Claudete e Matheus Woloszyin.

Terceiro Dia

Para quinta-feira, último dia, um dos destaques será o Seminário da Suinocultura. Serão duas palestras: “Biosseguridade nas granjas, doenças emergentes e resultados do monitoramento das doenças oficiais via frigoríficos”, com Marcos Antônio Zanella Mores - Analista da Embrapa Suínos e Aves e “Panorama do mercado global de produção de suínos”, com Alexandre Furtado da Rosa - Diretor Superintendente Agroceres.

Fotos: Luís Longhini e Paulo Gonçalves.