O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Claudiomiro Vieira, o 1 vice-presidente, Roberto Canesso, e o 2º vice-presidente, Edson Argenton, participaram na terça-feira, dia 10, da abertura oficial da 18ª edição do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense, o Tecnoeste, no parque do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Concórdia. A feira chega ainda mais conectada, sustentável e preparada para receber o público. Com entrada gratuita, o evento é realizado pela Copérdia, em parceria com o IFC, e se consolida como um dos maiores eventos do agronegócio no Sul do Brasil.
A Associação Empresarial de Concórdia apoia as iniciativas voltadas à difusão de tecnologias para o agronegócio. A entidade está presente nos grandes eventos desenvolvidos na comunidade local. O Tecnoeste é um evento representativo. Neste ano, são cerca de 300 expositores e a expectativa é de que 30 mil pessoas visitem o evento, que encerra nesta quinta-feira, dia 12, às 17h30.
O conselheiro da ACIC e presidente da Copérdia, Vanduir Martini, comentou sobre os momentos distintos vivenciados pelo meio rural durante o período de trajetória do Tecnoeste, lembrando das dificuldades que foram superadas no decorrer dos anos. “O agronegócio tem resiliência. Quantos momentos difíceis foram enfrentados e superados. Nós acreditamos que esse país tem jeito. Precisamos lutar juntos com muita força por aquilo que nós queremos”, assinala. Martini é uma das mais expressivas lideranças do cooperativismo de Santa Catarina e tem conduzido a Copérdia com muita seriedade e competência, elevando o nome de Concórdia e do cooperativismo para todo o estado.
O Tecnoeste 2026 apresenta novidades em todos os setores, reunindo agricultura, pecuária, máquinas e equipamentos, pesquisa, inovação, sustentabilidade e agregação de valor. As vitrines tecnológicas, áreas demonstrativas e espaços técnicos já estão praticamente prontos, aguardando a chegada do público.
Realizado pela Copérdia em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), o Tecnoeste é reconhecido por conectar conhecimento técnico, soluções práticas e oportunidades de negócio, fortalecendo o desenvolvimento do agronegócio regional.
Com foco em inovação, sustentabilidade, conhecimento técnico, qualidade de vida no campo e sucessão familiar, o Tecnoeste 2026 reafirma seu papel como um espaço de encontro entre produtores, empresas, pesquisadores, estudantes e a comunidade, fortalecendo o desenvolvimento do agronegócio regional.