O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Cláudio Redin, participou na noite de segunda-feira, dia 06, das comemorações alusivas aos 44 anos da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia. “São 44 anos de muitas conquistas, 44 anos de muitos desafios superados. Temos que enaltecer e agradecer a todos que fizeram parte dessa linda história, pessoas que se sacrificaram ao longo do tempo para que a gente pudesse estar hoje comemorando mais de quatro décadas. Porque muitas dificuldades houveram ao longo do tempo, com muita luta, com muita destreza, pessoas se doando gratuitamente”, comentou o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários, Nadir Mattiello.
Mattiello ressalta que esse momento é justo e importante, pois destacará àqueles que há muitos anos se dedicam à população de Concórdia e região. “São pessoas que tem um significado enorme para nossa associação. Estes que junto aos demais conseguiram construir essa corporação, que hoje ela é referência a nível de Brasil, em termos de estrutura física, equipamentos e profissionais e que estão preparados para atender a população. Quero agradecer todos que fazem parte dessa Corporação, desde a nossa diretoria, nosso comando, nossos bombeiros que não medem esforços para auxiliar 24 horas, todos os dias”, destacou.
Nadir Mattiello argumenta que, por ser uma entidade sem fins lucrativos, depende sempre do Poder Público, sociedade e de parceiros que auxiliam a corporação. Ele enaltece esse comprometimento com os Bombeiros Voluntários que, por sua vez, tem um papel importante no município. “Estamos hoje à frente dessa Corporação e esperamos dar continuidade nesse trabalho, porque sabemos que temos muitos desafios pela frente, muitos projetos como todos sabem. Hoje nossos recursos são limitados, mas com empenho de todos a gente vai construindo esses projetos, buscando os recursos quando necessário. Nosso objetivo como gestores é dar condições, cada vez melhor, para que nossos bombeiros consigam desempenhar seu trabalho perante a comunidade”, finalizou o presidente.
Estrutura e qualificação
Atualmente a corporação conta com viaturas e equipamentos modernos, assim como bombeiros treinados e capacitados com as últimas atualizações em Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndios, Resgate Veicular, Salvamento Aquático, Resgate em Altura e outros atendimentos que os voluntários podem atender. Um exemplo disso, no último mês, a equipe de Resgate Veicular participou na Espanha de mais um Desafio Mundial de Resgate. Esta foi a nona vez que Concórdia esteve presente, representando o município, junto de corporações do mundo todo. E não para por aí! Devido a segunda colocação no Desafio Nacional, realizado no mês de outubro em Gramado-RS, conquistou o direito de estar pela décima vez em um evento mundial, no próximo ano em Portugal.
Admiração dos concordienses
Para demonstrar esse carinho que a sociedade tem pelos Bombeiros Voluntários, no último sábado, a associação promoveu a Festa das Crianças, onde reuniu milhares de pessoas. Foi uma tarde divertida, com guloseimas, distribuição de brindes e muita brincadeira.
Números até aqui em 2023
O Corpo de Bombeiros Voluntários faz mensalmente um levantamento das ocorrências e presta contas a sociedade através das redes sociais. Em 2023 a corporação chega ao final de outubro com a marca de 41.279 horas voluntárias prestadas pelos bombeiros sem custo algum para a entidade. Nestes 10 meses foram atendidas: 2.899 Emergências Médicas, 87 Incêndios, 448 Acidentes e 597 ocorrências diversas. Números importantes que demonstram o quanto a corporação se dedica em atender os concordienses.
Foto: Diego Franke
0 Comentários